Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Flores do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

09/05/2016 - 14h49

Compartilhe

Flores do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

09/05/2016 - 14h49

Sem receber salários há dois meses, servidores cruzam os braços

Trabalhadores da educação deflagraram greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (9).

Servidores públicos municipais entram em greve (Fotos: Laiane Ribeiro)

 Servidores públicos municipais entram em greve (Fotos: Laiane Ribeiro)

Os servidores públicos municipais da educação de Flores do Piauí decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado a parir desta segunda-feira (9). Cerca de 900 alunos da rede pública estão sem aula e poderão ter o ano letivo comprometido.

 

A categoria reivindica salários atrasados referentes aos meses de março e abril deste ano; abono de férias dos últimos três anos, regularização dos repasses feitos ao INSS e a instituições financeiras que concederam crédito aos servidores por meio de empréstimos consignados; cumprimento da Lei nº 11.738/2008 que dispõe sobre o  piso nacional dos professores e aprovação na Câmara Municipal de um novo plano de cargos, carreiras e salários.

 

 

Segundo a professora Laiane Ribeiro  de Almeida, a prefeitura além de não pagar os salários em dia estaria sendo omissa nos repasses feitos ao INSS. "Eles [Poder Público Municipal] estão repassando o valor de 8% sobre nosso salário como deve ser feito, mas calculado em cima de um valor inferior ao que recebemos hoje. Desse modo, seremos prejudicados quando formos nos aposentar",  disse a trabalhadora ao Acesse Piauí.

 

 

Em relação aos empréstimos consignados, Laiane Ribeiro  explicou que alguns servidores estão inadimplentes junto aos bancos, mesmo estando sendo descontados o valor da parcela no salário. O motivo seria uma suposta  falha da prefeitura no repasse do valor descontado em folha.

 

 

A Prefeitura de Flores do Piauí, por meio do secretário de administração Edson Rodrigues, disse que estranha essa greve, já que os líderes do movimento não procuraram a gestão para tratar do assunto.

 

 

Ele informou que está providenciando o pagamento dos salários referentes ao mês de março. A previsão é de isso seja feito nesta terça-feira (10), dia em que a prefeitura recebe parte dos repasses constitucionais que garantem o pagamento da folha.

 

Edson Rodrigues disse ainda que aguarda os líderes do movimento para tentar construir um acordo. O gestor destaca que a greve é um instrumento de pressão que só deve ser usado em última instância, quando se exaurirem todas as possibilidades entendimento.   

Flores do Piauí

Comentários