Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 16 de abril de 2024
Colunas /

Luzilândia

20/09/2016 - 10h56

Compartilhe

Luzilândia

20/09/2016 - 10h56

Luzilândia realiza primeira despesca de unidade agroecológica

O projeto beneficia agricultores e produtores do assentamento Palmares.

Comunidade comemora a produção	(Foto:Ascom SDR)

 Comunidade comemora a produção (Foto:Ascom SDR)

O coordenador de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Luciano Sousa participou, no sábado (17), da primeira despesca da unidade demonstrativa do quintal agroecológico implantado no assentamento Palmares, em Luzilandia.

 

A unidade foi implantada no mês de março, com a presença do governador Wellington Dias, da secretária de Estado da Infraestrutura, Janaína Marques, e o secretário da SDR, Francisco Limma. O projeto foi instalado em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e conta com um tanque de piscicultura, 4 canteiros de hortaliça e plantas frutíferas, beneficiando agricultores e produtores do assentamento Palmares.

 

Luciano considerou a despesca satisfatória. “Inicialmente, a atividade atendeu as expectativas das10 famílias que trabalharam no projeto. O tanque tem volume útil de 10 mil litros e, durante a despesca, foram retirados cerca de 53 kg de peixes cultivados nestes seis meses", ressaltou o coordenador.

 

A água do tanque também é usada para adubar e irrigar a horta que já produz alface, quiabo, coentro, cebolinha, pimentão e ainda as plantas frutíferas que, num futuro próximo, vão produzir frutas como jabuticaba, acerola e amora.


Luciano acrescenta que a SDR está trabalhando para atender a primeira demanda de pedidos para o assentamento fornecer produtos para 20 famílias. "Para atender uma família, vamos precisar de pelo menos seis tanques. Por isso, o secretário Limma está trabalhando para que possamos atender o pedido, gerando renda extra para as famílias", conclui Sousa.

Luzilândia

Comentários