Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Jardim do Mulato

30/01/2017 - 14h05

Compartilhe

Jardim do Mulato

30/01/2017 - 14h05

Famílias recebem apoio para o desenvolvimento da cajucultura

O Governo do Piauí adquiriu aproximadamente dois milhões de reais em mudas de caju.

Famílias receberam mudas de caju ( Foto: Ascom Emater)

 Famílias receberam mudas de caju ( Foto: Ascom Emater)

A política de distribuição de sementes promovida pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com o Emater, Nedet, Prefeituras Municipais e STTR tem dado ao agricultor a esperança de colher os frutos, mesmo com um intenso período de estiagem.  Nos escritórios locais do Emater e nos sindicatos as sementes já começam a chegar às mãos do agricultor. 


O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial (Nedet) realizaram na última sexta-feira, no assentamento Ouro Verde, município de Jardim do Mulato, o ato de entrega dos certificados do Curso de Aproveitamento do Pedúnculo do Caju e entrega de mil e oitocentas mudas de caju, do tipo anão precoce.

 

A demanda da realização do curso e entrega das mudas surgiram a partir do estudo realizado pelo Nedet que constatou que 95% da produção de caju do Território Entre Rios encontram-se em fase inativa. A instituição tem buscado uma maneira de amenizar estes problemas e conta com o apoio do Governo do Estado através do Emater e de outros órgãos.   A expectativa é que mais de 70 mil mudas sejam distribuídas apenas no Entre Rios, elas se encontram no Centro de Treinamento do Emater e serão acompanhadas pelos técnicos da instituição e pelos parceiros.

 

A presidente da Associação de Moradores, Maria do Rosário, coloca que através do curso promovido as mulheres aprenderam muito para não desperdiçarem nenhuma parte do caju, e que, a partir de agora, elas tem uma nova visão sobre o fruto. “No curso realizado  aprendemos a fazer paçoca, cajuína, rapadura, caju-ameixa, caju cristalizado, salada, farofa, empadão, tortas, arroz de caju e vinho. Temos agora a técnica para transformar nossa força de trabalho e o nosso fruto em 100% de renda”, disse.


Moram na comunidade cerca de 59 famílias, que desempenham a agricultura como principal fonte de renda.  A ação girou em torno também da reativação de uma agroindústria para o beneficiamento do caju.  Inicialmente as ações da agroindústria serão coordenadas por oito mulheres. O Emater será responsável através do seu corpo técnico, por prestar assistência técnica e promover cursos de gestão, cooperativismo e associativismo.

 

Já o Nedet acompanhará o crescimento das mudas, dando continuidade ao seu estudo sobre a recuperação da cajucultura no Território Entre Rios.  O assessor do Nedet, Waldimir Filho, explica que a partir de 2018 os moradores estarão colhendo os primeiros frutos, e que esta ação depende muito do apoio dos parceiros. “Estamos com 30 meses que iniciamos esta pesquisa, e agora é a hora de promover as parcerias necessárias. É de grande importância que aprendamos a lidar com a cultura do caju, ela é sustentável e pode envolver várias famílias”, completou.


O diretor geral do Emater Marcos Vinicius destaca que a realização de cursos de capacitações é o caminho para a geração de renda. “Queremos que a agricultura familiar saia da subsistência e que a cada dia gere mais renda. Para isto, temos dado todo o apoio possível para a realização de cursos e capacitações. Destaco aqui a determinação das extensionistas e de todos que ajudam a levar informações para nossos agricultores”, disse.

 

O Território Entre Rios, desde janeiro de 2015, é assessorado pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet Entre Rios), que tem desenvolvido ações integradas no fortalecimento da gestão social, na inclusão socioprodutiva, no apoio ao processo de empoderamento de mulheres, no fortalecimento da educação do campo e no acompanhamento às políticas públicas executadas no Território, em especial as voltadas para o público rural.

Jardim do Mulato

Comentários