Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Colunas /

José de Freitas

contato@acessepiaui.com.br

03/02/2017 - 09h51

Compartilhe

José de Freitas

contato@acessepiaui.com.br

03/02/2017 - 09h51

José de Freitas terá ações de combate a violência contra a mulher

Na cidade, serão oferecidos treinamentos aos policiais civis, militares e comunidade em geral.

Margarete Coelho	(Foto:Paulo Barros)

 Margarete Coelho (Foto:Paulo Barros)

Com a proximidade do Carnaval, o Governo do Piauí intensifica as campanhas preventivas da violência de gênero, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Nesta sexta-feira (3), a vice-governadora, Margarete Coelho estará na cidade de José de Freitas junto com a equipe da SSP realizando ações de prevenção, capacitação e sensibilização dos profissionais da Segurança Pública e comunidade dando continuidade ao Programa “Salve Maria”. O local escolhido foi o anfiteatro da Câmara Municipal da cidade.

 

Envolvida com a causa, Margarete Coelho pontua que o trabalho está sendo feito pelas delegacias especializadas e que a capacitação e envolvimento da sociedade é um fator fundamental para a prevenção, reconhecimento e solução dos casos. “A nossa efetividade com a causa e pessoas envolvidas fazem com que esse trabalho que está sendo feito com ética e responsabilidade venha dando certo. É um trabalho que nós temos que nos orgulhar. Nós precisamos ter profissionais no estado capacitados para receber essas mulheres e essas meninas; para reconhecer os sinais de violência, alertando-as quanto à prática do crime. Por isso, nosso objetivo é treinar a Polícia Civil e Militar, os agentes de polícia para que reconheçam os sinais dessa violência e que apurem cada caso”, destaca a vice-governadora.

 

O Governo do Piauí, no âmbito da Secretaria da Segurança Pública, vem desenvolvendo políticas de enfrentamento à violência contra a mulher consistentes no fortalecimento das Delegacias da Mulher, implementação do Núcleo Policial Investigativo do Feminicídio, Núcleo de Estudo da Violência de Gênero, Implementação do Grupamento Especializado de Atendimento à Criança, Idoso e Mulher na cidade de Parnaíba, Programa Pró-equidade de gênero, raça e etnia, instituição do Plantão de Gênero na capital, desenvolvimento da metodologia investigatória do feminicídio, realização de campanhas preventivas, qualificação dos profissionais de segurança pública na metodologia investigatória de crimes perpetrados na perspectiva de gênero, com enfoque no feminicídio, qualificação dos dados estatísticos de violência contra a mulher, e inserção da disciplina “Investigação policial dos crimes de gênero, raça e etnia” nos Cursos de Formação da Academia de Polícia.

 

A diretora de Gestão Interna da secretaria, delegada Eugênia Villa, revela que essas estratégias do programa servem para uniformizar os dados necessários para orientar os estudos da violência contra a mulher e, assim, qualificar os dados das Delegacias da Mulher (DEAMs) a partir da integração dos mesmos.

 

“Em José de Freitas, na região do Território Entre - Rios, vamos capacitar policiais militares e civis no atendimento às mulheres para que eles possam compreender a profundidade que vai exigir da gente, no nosso trabalho policial, de forma a compreender a violência contra a mulher e suas diferenças. Então, é preciso inovar e capilarizar essa perspectiva de gênero da dominação do homem sobre a mulher no trabalho, na rotina policial. É preciso enxergarmos com lente de gênero para que possamos dar um atendimento efetivo”, esclarece a delegada.

José de Freitas

Comentários