Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Picos

acessepiaui@hotmail.com

06/02/2017 - 10h10

Compartilhe

Picos

acessepiaui@hotmail.com

06/02/2017 - 10h10

Para médicas cubanas, a medicina é um trabalho humanitário

Profissionais já estiveram em missão no Haiti e na Venezuela antes de virem para Picos-PI.

Casal de médicos já esteve no Haiti e na Venezuela (Foto: Marta Soares)

 Casal de médicos já esteve no Haiti e na Venezuela (Foto: Marta Soares)

As médicas cubanas Yanet Diéguez Hernández, de 27 anos, da cidade de Holguin e Misleydys Arevalo Leon, de 43 anos, da cidade de Las Tunas (foto abaixo), chegaram a Picos no último domingo (29) e se apresentaram na Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta segunda-feira (30) para a formalização de seus serviços.

 

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Saúde, Eduardo Carvalho, as médicas devem permanecer na cidade pelos próximos três anos. Uma atenderá no Posto de Saúde do bairro Morada do Sol e outra no povoado Estrivaria, zona rural de Picos.

 

Atualmente são oito médicos cubanos na cidade de Picos. Eles atendem nos seguintes postos de saúde: Cecília Néri 2, Boa Vista, Paroquial, Parque de Exposição, Ipueiras, Belinha Nunes, Morada do Sol e Estrivaria.

 

“O Programa Mais Médicos veio suprir uma necessidade de médicos em locais mais isolados, onde os médicos não demostravam interesse em atuar. Isso trouxe benefícios para a população, que passou a receber atendimento médico com frequência”, disse Eduardo.

 

Para o casal de médicos cubanos que já está em Picos há dois meses, Idalmis Enedina García e Francisco Campana, a medicina deve ser vista como um trabalho humanitário. Os dois já estiveram em missão no Haiti e na Venezuela antes de virem ao Brasil.

 

“Em Cuba aprendemos que a medicina é um trabalho humanitário, que devemos ir aonde o povo esteja precisando dos nossos serviços. Nos sentimos felizes em pode ajudar, em contribuir com a saúde do povo brasileiro, principalmente o picoense. Atuamos em três vertentes: prevenção, cura e reabilitação”, disse Idalmis García.

 

As recém chegadas Yanet Diéguez Hernández e Misleydys Arevalo Leon compartilham do mesmo pensamento do casal de médicos. É a primeira vez que Yanet deixa o seu país para iniciar uma missão no Mais Médicos. Segundo ela, as expectativas são as melhores possíveis. Já Misleydys Arevalo Leon teve outras experiências com missões semelhantes, já que ela também serviu no Haiti.

 

De acordo com Eduardo Carvalho, Yanet Diéguez Hernández e Misleydys Arevalo Leon estão em processo de territorialização, onde irão conhecer seus novos locais de trabalho, bem como as comunidades onde cada uma atuará. Além do atendimento nos postos de saúde, pelo menos uma vez por semana os médicos deixam seus consultórios para visitar os acamados.

Picos

Comentários