Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

14/08/2017 - 08h05

Compartilhe

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

14/08/2017 - 08h05

Parnaíba ganha Casa da Gestante e leitos de cuidados neonatal

As inaugurações vão ocorrer a partir das 15h, iniciando no HEDA e, em seguida, na Casa da Gestante.

 

O governador Wellington Dias e o secretário Florentino Neto inauguram nesta segunda (14), a Casa da Gestante e dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. Os novos serviços que serão implantados integram um conjunto de ações para o fortalecimento na assistência à gestante e bebê, conforme diretrizes da Rede Cegonha.

 

"A abertura da Casa da Gestante e dos leitos de UCIN é uma amostra do quanto o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, se preocupam com as futuras gerações em proporcionar os cuidados devidos num momento de extrema importância na vida da mulher e de toda a família", ressalta Florentino.

 

O secretário explica que na Casa da Gestante, com dez leitos, a mulher que necessita de assistência diferenciada terá um espaço para acolhimento, contando com uma equipe multidisciplinar, inclusive, com médico. Na Casa, serão acolhidas aquelas mulheres grávidas com complicações gestacionais de médio e alto risco, mas que não necessitam ficar hospitalizadas. "Ou seja, a gestante tem a garantia de uma assistência qualificada, fora da estrutura física do hospital, mas contando com um espaço adequado e atendimento hospitalar 24 horas", afirma o secretário.

 

Esse modelo de assistência à mulher e ao bebê já ocorre em Teresina, pela Maternidade Dona Evangelina Rosa, e em Floriano, no Hospital Regional Tibério Nunes.

 

Além dos cuidados com a gestante, os recém-nascidos que também necessitam de uma assistência diferenciada terão dez leitos de Cuidados Intermediários Neonatal. Nesses casos, o bebê terá um atendimento do que comumente se chama de semi-uti. 

 

Em Parnaíba, a rede de assistência ao binômio mãe-bebê está cada vez mais fortalecida, uma vez que o HEDA oferece toda estrutura de pessoal e estrutural: maternidade, dez leitos de UTI Neonatal, e agora Casa da Gestante e os dez leitos de UCIN. Ainda este ano, a abertura do Centro de Parto Normal.

 

As inaugurações vão ocorrer a partir das 15h, iniciando no HEDA e, em seguida, na Casa da Gestante.

Parnaíba

Comentários