Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Municípios /

Dom Inocêncio

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

29/11/2017 - 10h51

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

29/11/2017 - 10h51

PT é o único "partido grande" que nunca teve vereador em Dom Inocêncio

Até mesmo quando Lula e Wellington alcançavam recordes de aprovação, petistas inocentinos patinavam.

A cidade de Dom Inocêncio, no semiárido do Piauí

 A cidade de Dom Inocêncio, no semiárido do Piauí

Com a ascensão do presidente Lula ao poder em 2003, o Partido dos Trabalhadores (PT) se tornou uma das maiores agremiações partidárias do Brasil. No Piauí, a situação da sigla ficou ainda mais favorável com a chegada de Wellington Dias ao governo naquele mesmo período. Apesar disso, em algumas cidades do interior o PT nunca decolou.
 
Em Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, o partido é o único “grande” a nível de estado e país que nunca conseguiu um assento na Câmara de Vereadores. Já foram oito eleições municipais desde a emancipação, em 1988, e nenhum êxito conquistado pelos petistas na disputa proporcional. Enquanto PSDB, PMDB, PP, PTB, PSB e o antigo PFL conseguiram importantes vitórias para vereador, o PT segue sem conseguir.
 
Nas duas primeiras eleições, [1988 e 1992] o partido não teve candidatos no município, enquanto PFL e PMDB dominavam as cadeiras na Câmara. Em 1996, dois candidatos petistas conseguiram, juntos, somente 105 votos, total que não foi suficiente para eleger nenhum parlamentar. Em 2000, quatro candidatos do partido na disputa para vereador tiveram apenas 44 votos.
 
Em 2004, quando Lula e Wellington Dias alcançavam recordes de aprovação no Nordeste, o PT teve a sua menor votação de todas as eleições municipais em Dom Inocêncio. O único candidato do partido a vereador obteve apenas 21 votos, não conseguindo se tornar sequer suplente para o cargo. Em 2008, o PT voltou a tentar uma vaga, mas seus candidatos alcançaram apenas 33 votos.
 
Em 2012, o partido não lançou candidato a vereador. Em 2016 conseguiu atingir a marca de 176 votos com dois nomes na disputa, votação insuficiente para alcançar uma vaga na Câmara. Além dos insucessos na tentativa de chegar ao Legislativo Municipal, os petistas inocentinos tentaram uma vez a prefeitura, em 2012, mas o candidato só teve 68 votos, o que representou pouco mais de 1% dos votos válidos, ficando em 4º lugar.
 
O único êxito do PT em 29 anos de emancipação política no município aconteceu somente em 2016, quando o atual vice-prefeito Marcos Damasceno conseguiu se eleger na chapa liderada pela prefeita Maria das Virgens, a Virgínia (PP). Atualmente, segundo o sistema Filia Web do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido possui 55 filiados em situação de regularidade no município.

Gustavo Almeida

Comentários