Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Municípios /

Campo Maior

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

15/02/2018 - 10h41

Compartilhe

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

15/02/2018 - 10h41

Secult realiza seleção de atores e cantores para espetáculo da Batalha do Jenipapo

O processo será na segunda-feira (19), a partir das 17h, no Teatro Sulica.

 

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza, na segunda-feira (19), a partir das 17h, no Teatro Sulica, audição com atores e cantores interessados em participar da encenação da Batalha do Jenipapo.

Assim como nos anos anteriores, a montagem será apresentada no Monumento aos Heróis da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no dia 13 de março, durante a solenidade que marca a luta do Piauí pela Independência do Brasil. O teatro Sulica fica na sede da Secult, em frente à Praça da Bandeira.

O texto do espetáculo é de Bernardo Aurélio e a direção-geral é de Franklin Pires. O espetáculo será estilo musical. Podem participar da seleção atores e cantores profissionais ou em formação.

“Não é necessário se inscrever antes, visto que as inscrições serão realizadas no dia da audição. Só pedimos que o interessado chegue com antecedência. Ele irá preencher uma ficha e participar do processo seletivo”, explica a diretora da Unidade de Articulação Cultural da Secult, Bid Lima.

Histórico

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional.

Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Durante as comemorações do dia 13 de março, é realizada, em Campo Maior, a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo.

Comentários