Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

09/11/2017 - 13h16

Compartilhe

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

09/11/2017 - 13h16

Notícias da Cultura

Festival do Sertão

 

O 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões está acontecendo na cidade de Floriano, desde ontem (08) e vai até o dia 12 de novembro.

 

O evento organiza sua programação em cinco mostras competitivas: a primeira para filmes de longa-metragem nacionais ficção e documentário; a segunda para filmes de curta-metragem ficção, a terceira para filmes de curta-metragem animação, a quarta para filmes de curta-metragem documentário e a quinta para filmes de curta-metragem ficção ou documentário produzido em aparelho de celular. O Festival promove ainda na programação oficial as mostras não competitivas com filmes estrangeiros e nacionais.

 

Na categoria Curtas Ficção concorrem os filmes: Através de ti;  Diamante, o bailarina;  Roleta russa em trânsito;  Intocável;  Vampiros. Concorrem ao prêmio de longa metragens: Divinas Divas; Bye bye Jacqueline; A Fera na selva; A repartição do tempo, e, Torquato Neto- todas as horas do fim.

 

Maiores informações e programação completa em: http://www.cinemadossertoes.com/

 

 

Miguel Freire lança livro e documentário no Piauí

 

O cineasta, fotógrafo e Professor da Universidade Federal Fluminense, Miguel Freire, que é piauiense, lança em Teresina o livro Fotografia Getuliana.

 

O evento acontece sábado, 11 de novembro, às 19h30 na Galeria Piauhy, situada  à rua Raimundo Portela, 920, Bairro de Fátima ( mesmo edifício da Toccata).

 

O livro analisa o papel das imagens na composição da retórica do poder e na construção de suas narrativas a partir dos governos de Vargas, portanto, enfatizando o papel da arte na  sociedade.

 

Miguel Freire através de fina leitura de imagens, dirige a atenção para a produção fotográfica cinematográfica brasileira do período do Estado Novo.

 

Antes, porém, o autor e cineasta participa do 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões na cidade de Floriano, onde apresenta o doc. Santeiro que tem como temática a trajetória de Sérgio Santeiro que é curta-metragista e professor de cinema da Universidade Federal Fluminense. O filme discorre sobre a obra de Santeiro começando com o curta Paixão de 1966. O documentário muito bem construído, alterna depoimentos e testemunhais com cenas de curtas metragens realizados pelo personagem do filme ao longo de sua vida.

 

A agenda de Miguel Freire no Piauí não para por aí. Na segunda, (13) ele vai proferir palestra no Auditório do Centro de Ciências da Educação da UFPI, às 19h30 para alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação daquela universidade sobre o tema Narrativa e Comunicação: a fotografia e o documentário na cena brasileira. Na ocasião o doc.Santeiro também será exibido.

 

 

Exposição Dora Parentes: Entre, a casa é sua!

 

A artista plástica Dora Parentes realiza hoje, 09 de novembro,  a inauguração de seu novo ateliê localizado no Condomínio Fazenda Real. A exposição de abertura denomina-se: Entre, a casa é sua !e reúne obras da nova fase da artista, assim como, telas de fases anteriores já consagradas no Brasil e no exterior.

 

Dora Parentes é piauiense e viveu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde manteve por muitos anos seu ateliê. Dora realizou inúmeras exposições individuais em várias cidades brasileiras e participou de muitas exposições coletivas. Coleciona em seus mais de 40 anos de arte, vários prêmios e condecorações.

 

Para maiores informações: http://www.doraparentes.com.br/

 

 

 

Caravana da revista piauí em Teresina

 

A Caravana Piauí acontece em Teresina nos dias 23 e 24 de novembro, no Auditório do Instituto Dom Barreto.

 

A Caravana começou e março em Brasília e já percorreu diversos estados brasileiros. A intenção do evento é fomentar a discussão sobre jornalismo e comunicação, com enfoque, no estilo literário adotado pela revista.

 

O ponto alto desta edição do evento é a participação do João Moreira Sales, editor e documentarista, que fundou a Revista Piauí.

 

Confira a programação:

 

Quinta – 23/11

15H às 16h – Cristina Tardaguila – Checagem de fatos

16H20 às 17h20 – Bernardo Esteves + Samaria Andrade – (Uespi e Revista Revestrés) – Jornalismo de ciências e a cobertura da Serra da Capivara.

17H40 às 18h40 – Consuelo Dieguez + Andréia Sadi (GloboNews) – Os bastidores do poder

 

Sexta – 24/11

15H às 16h – Roberto Kaz – Humor na piauí

16H20 às 17h20 – Rafael Cariello + Bernardo Esteves – Edição de Esquinas e de reportagens na piauí

17H40 às 18h40 – João Moreira Salles – Por que piauí?

 

Ana Regina Rêgo

Comentários