Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 20 de abril de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

06/12/2017 - 08h36

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

06/12/2017 - 08h36

Comerciária denuncia condições degradantes de trabalho

 

A comerciária Estefânia Rosa usou as redes sociais para expor os constrangimentos, assédios morais e até crimes trabalhistas que sofre essa categoria de trabalhadores. O relato espontâneo, praticamente um desabafo, mostra o quanto as condições de trabalho no Brasil estão degradantes.
 
A relação salário baixo e carga horária excessiva está adoecendo as pessoas. Cresce a cada dia os casos de depressão e outras doenças causadas pelas rotinas do mercado de trabalho. 

A gente tem que limpar, vender, argumentar e convencer.

Se produtos somem, a gente paga.

As vezes a gente fica 6,8,10,12 horas de pé, engole a comida sem mastigar pra voltar logo pra loja pq temos uma meta absurda pra bater. É crise, ninguem quer gastar... o patrão nao entende. Sem meta batida, sem comissão no fim do mês. A maioria daqui tem depressão. A faxineira que ouve dondocas incomodas com elas no banheiro ou na praça de alimentaçao, segurancas que ficam 12 horas andando pelo shop, lojistas que no dia anterior ficou até 00:00 arrumando estoque e no outro dia tem que está aqui 9h30 porque começa tudo de novo.

No dia que estamos tão cansadas que nem temos saco de ficar se maquiando para ficarmos "apresentáveis", a gente ouve reclamação de clientes: "você é tao bonita porque nao passa um batom?" "Voce ficaria linda se tivesse o cabelo lisinho, acho que combina mais com você".

O dia que nos arrumamos temos que aguentar cliente nos assediando, mas nada de gritar com eles... afinal, vc não pode perder a postura, você está representado a empresa.

Aquele desconto que a gente dá na sua compra, é o pouco que falta pra gente bater a nossa meta no fim do mês.
A gente abre mão de folga pra atingir a meta.

Ou o patrão no "posso contar com você?" Te faz trabalhar duas ou tres semanas sem folga.

Ter folga no domingo é luxo!

Hora extra? Aqui a gente nao recebe um centavo por isso.

Entao quando vocês forem fazer suas compras de natal, pelo menos respondam o nosso boa tarde. Não reclamem quando o vendedor estiver sentado e não na porta da loja em pé te esperando. Por trás desse clima agradável de compras, promoções, papai noel e consumismo, existem milhares de trabalhadores explorados e depressivos.

-------------------
Estefânia Rosa é comerciária - nas redes sociais.

Comentários