Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Editorial

Editorial

contato@acessepiaui.com.br

13/12/2017 - 14h42

Compartilhe

Editorial

contato@acessepiaui.com.br

13/12/2017 - 14h42

Lula não é santo, mas que ele tá sendo perseguido, tá...

Que o ex-presidente tenha a liberdade e a igualdade de direitos tal qual seus opositores para se candidatar em 2018 e o povo decida!

Não cola mais apear do poder presidentes de origem popular

 Não cola mais apear do poder presidentes de origem popular

Nenhum ser humano é santo, quanto mais sendo político. Nossa condição humana é imperfeita, logo a gente comete erros, cai e levanta, alguns ficam pelo caminho, muitos repetem erros e outros melhoram e evoluem. 

Na política dos homens e, principalmente quando se tem regras eleitorais, que favorecem majoritariamente uma classe privilegiada da sociedade, quando alguém do povo fura esse bloqueio e vai mais longe, esse alguém não pode cometer nenhum erro, exatamente para que não seja execrado, condenado e sirva de exemplo para os outros Homens do meio do povo, para que aprendam a se comportar como cordeiros servis. 

Essa lógica de condenar a qualquer custo não serve para a maioria dos filhos(as) oriundos(as) da classe privilegiada, exatamente porque a maioria deles quando comete erros é facilmente perdoada e tudo fica por isso mesmo. 

Lula ousou e chegou a presidência da república, fez muito mais pelo povo do que uma penca de presidentes oriundos e ou servis da classe privilegiada. Para fazer isso Lula teve que compor alianças e coalizões políticas pelo centro e até com a direita para manter a chamada governabilidade. 

Pecou quando não promoveu uma reforma política para tornar as regras eleitorais mais igualitárias. Lançou mão de apoios de grandes grupos privados para ganhar eleições, tal como, tradicionalmente, políticos representantes da classe privilegiada sempre fazem e vão continuar fazendo.

Como o Estado Brasileiro foi criado de cima para baixo e o nosso tempo de democracia é curto, a estrutura da maioria das instituições e dos três poderes da república sempre foram comandadas por representantes e ou simpatizantes da classe privilegiada. Logo, quando um presidente de origem popular senta da cadeira principal do Palácido do Planalto é cercado por essa gente, ou seja, ou faz concessões, entra na onda, ou é apeado do poder. Basta ler e entender o que aconteceu no passado com Getúlio Vargas, Juscelino Kubischek, João Goulard, Dilma Rousseff e agora a ameaça descarada contra Lula. 

Portanto, quando agora o julgamento do ex-presidente Lula é agilizado e antecipado, de forma desavergonhada, pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) não é nenhuma novidade. Exatamente porque, no fundo, a principal intenção é ferrar Lula para que, ele que está disparado em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, não seja candidato no próximo ano. 

Essa velha lógica de apear presidentes de origem popular e ou não servis pela classe privilegiada precisa e deve ser quebrada pelos movimentos sociais e o povo. Poderia até prevalecer, caso essa mesma classe fizesse o mesmo com seus representantes, que pecaram, pecam e continuarão pecando mil vezes mais do que Lula. Fora disto, é golpe de novo contra Lula e povo brasileiro.  

O certo é que Lula sentado na cadeira principal do país, mesmo componto o governo com a classe privilegiada, não é mais de confiança. Extamente, porque ele tem sensibilidade social, governa também para e com as classes populares. Portanto, ao perseguir Lula, a classe privilegiada se revela egoísta, se comporta como areia de cemitério, só quer para ela. E, o pior, quer manter a lógica da suberserviência da soberania brasileira, onde a liberdade do povo continue ditada pela mídia conservadora e a igualdade social nunca passe de um sonho. 

Que Lula tenha a mesma liberdade, a igualdade de direito, tal como seus opositores e adversários para se candidatar em 2018 e que o povo decida nas urnas quem será presidente !  

Comentários