Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

17/01/2018 - 18h31

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

17/01/2018 - 18h31

É de se lamentar ver a Uespi nas páginas policiais

Todos os contratados para programas e ações que envolvem seleção pública de bolsistas, coordenadores, etc., deveriam ser fruto de processos transparentes.

 

Defendemos que as investigações sejam feitas com toda a seriedade que o caso requer. E que as irregularidades que forem encontradas resultem na punição das pessoas envolvidas.

Precisamos avançar na luta em defesa da Uespi, com controle social, e com autonomia financeira e administrativa.

Contra a histórica forma de rateio de cargos, que impõe indicações políticas de vereadores, deputados, governadores, para nomeação todas de chefias, pró-reitorias e assessorias, é necessário uma outra proposta de gestão.

Todos os cargos deveriam ser escolhidos democraticamente, pela comunidade universitária, com voto universal. As pessoas eleitas, inclusive quem assume a reitoria, deveriam ter mandatos revogáveis a qualquer momento, dependendo da vontade da comunidade universitária.

Todos os contratados para programas e ações que envolvem seleção pública de bolsistas, coordenadores etc também deveriam ser fruto de processos transparentes, e livres de desvios como nepotismo, dentre outros.

Os órgãos colegiados superiores também precisam de mudança radical. Atualmente, são invariavelmente instâncias de legitimação dos projetos da administração superior, dada a forma de composição dos Conselhos. Mas essa realidade é presente nas Universidades como um todo.

---------------
Daniel Solon - Associação dos Docentes da UESPI - nas redes sociais. 

Comentários