Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Gorete Gonzaga

Gorete Gonzaga

gonzagagmaria@gmail.com

06/02/2018 - 08h09

Compartilhe

Gorete Gonzaga

gonzagagmaria@gmail.com

06/02/2018 - 08h09

Quantas pessoas você já conheceu até hoje?

Digamos que o tempo pare por um segundo, como no Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago). Quantas pessoas você já conheceu no mundo?

Pessoas no mundo: 7,6 bilhões e chegando mais!

 Pessoas no mundo: 7,6 bilhões e chegando mais!

A correria do cotidiano nos leva de um lado para outro da vida, com uma extrema capacidade de filtrar o que registramos, com o que se preocuparmos e o que fazer com as horas que nos restam para o fim - do dia, claro. Toda essa pressa seletiva é o que vai garantir que alcancemos nosso propósito para o dia – ou pelo menos, que consigamos fazer o máximo de coisas a que nos propomos.

Assim, vamos em frente, seletivos e acelerados. Dia a dia, todos os dias.

No entanto, ao que parece, tem aqueles dias em que tudo está freneticamente mais acelerado. O primeiro dia útil depois do período das férias é um clássico da neura urbana. Um fiel cartão postal de uma cidade em sua cadência de milhares de criaturas nos vaivéns ritmados.

De todos os lados, gente! Gente caminhando; gente parada e gente nas paradas. Mais gente dentro de veículos particulares ou muita gente apilhada nos transportes públicos (algo desta celeuma social já foi abordado por aqui!). Sigamos. Mais gente dentro de seus lares e gente saindo de casa e sendo atropelada por gente que não deveria ter uma licença para dirigir.

É gente pelo ladrão (calma! Nada de pânico! O meliante aqui é somente um tubo, aquele para saída do excesso de água, no mundo da hidráulica!) e ainda tem gente que dorme com um barulho desses!

Agora, digamos que o tempo pare por um segundo, exatamente onde você e todos estão, como no livro/filme Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. Já teve a curiosidade de contabilizar quantas destas pessoas você conhece? Não precisa ser somente gente do seu ciclo de amizades. Conte todas aquelas com as quais você teve um contato ainda que simplificado em um “– bom dia – boa tarde – boa noite – como vai – com licença ou – muito obrigado/a”.

Receba nossa reverência se sua contagem chegou próximo do tão desejado um milhão de amigos, de Roberto Carlos. Ainda assim, esteja ciente de que essa cifra é apenas uma sétima parte da quantidade de pessoas que provavelmente você nunca conhecerá. Tampouco, elas a você, porque, segundo a Unesco, somos 7,6 bilhões de habitantes e chegando mais. A projeção é para os 8,6 bilhões, em 2030.

Ora, se não dá para conhecer uma a uma dessas pessoas, ao menos, você pode acompanhar o que elas estão fazendo, neste exato momento. Com disposição para observar, em números, aqui e agora, o planeta em movimento?

Então, vamos lá. Comecemos pelo óbvio: você e eu fazemos parte dos ...... milhões de pessoas usuárias de internet no mundo no momento em que esta coluna está sendo escrita. Mas, o número não para de crescer! Vai precisar, portanto, daquela paradinha no tempo, de Saramago, para que possamos dar uma expiada na humanidade e seus fazeres!




Meia noite. Neste momento, o mundo registra 13.890.174 nascimentos neste ano. Infelizmente, o ano está apenas começando e 5.753.204 pessoas já morreram. Dessas, mais de 25.252 morreram de fome na segunda-feira, 05/02, e outras 824.460.871 estão desnutridas em um mundo de luxos e desperdícios!

Nos já escassos rincões verdes do mundo nada menos que 1.182.793 hectares acabam de ser desertificados e 3.843.630.898 toneladas de CO2 já foram emitidas.

Para quem pouco se importa com tais estatísticas e está com pressa para pegar estrada, alerta: restam 16.564 dias para o fim do petróleo, previstos com base no consumo atual. Sorte que nada menos que 13.746.879 bicicletas foram produzidas até aqui.

Atiçou sua curiosidade? Quer saber qual é a bola de cristal para informações tão precisas sobre as pessoas do globo terrestre? Um interessante projeto desenvolvido por um grupo de pesquisadores e voluntários de diversos países, dentre eles, o Brasil, foi pensado para mostrar a humanidade em números. Eles criaram o Worldometeres, um portal na internet que converge e publica dados e estatísticas mundiais coletados por organizações participantes.

O interessante projeto atualiza os contadores segundo a segundo. Portanto, neste instante, muita coisa (dados) já mudou, porque o mundo já não é o mesmo de minutos atrás. Mais gente acaba de desembarcar por aqui e outras tantas estão indo... Algumas delas, indo comprar um celular novo (5.898.699 vendidos).

Particularmente, já salvei um atalho do site para conferir logo mais quantas mensagens de blogs estão sendo escritas no mundo inteiro. Com esta aqui, no exato momento, são 5.291.139.

Com tanta opção de leitura, nós, do Acesse Piauí e da Coluna O Que Nos Afeta só temos que agradecer a sua pessoa pela honrosa visita e leitura!
Endereço do projeto Worldometers:                           
 

Comentários