Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/01/2018 - 09h13

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/01/2018 - 09h13

Campanha da Fraternidade vai refletir sobre superação da violência

Este ano a Igreja Católica escolheu esse tema devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil.

 Divulgação

 

O tema da Campanha da Fraternidade 2018 será “Fraternidade e superação da violência” e terá como lema “Vós sois todos irmãos”. Este ano a Igreja Católica objetiva chamar atenção e gerar reflexão sobre a problemática da violência e principalmente em como superá-la.

A Arquidiocese de Teresina já definiu um calendário de ações com o propósito de divulgação da CF 2018, como  anuncia o coordenador da Campanha em nível Arquidiocesano, padre Leonildo Campelo.

“Dias 12 e 13 de janeiro acontecem as formações no auditório do Centro Paulo VI. Dia 15 de fevereiro temos o lançamento da CF 2018 para a imprensa, na Residência Episcopal, a partir das 8:30h. Já no dia 17 de fevereiro a apresentação é para a comunidade. Este último terá como cenário o Parque da Cidadania com início previsto para as 18h”, convoca.

No cartaz de divulgação da CF, as pessoas que formam um círculo e unem as mãos indicam que a superação da violência só será possível a partir da união, evidencia padre Leonildo. “Não atingiremos a paz sem união. Através da nossa fé e da busca pelo bem de todos é que poderemos alcançar uma cultura de paz”.

A CF 2018 além de mapear a violência, também se propõe a despertar novas propostas na busca pela paz.  “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num cenário em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, afirma.

Padre Leonildo explica ainda que o lema da CF “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos: “Os fariseus e mestres da lei valorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe-lhes então um novo modelo, mais comunitário e fraterno. Portanto, o lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que cada pessoa humana é irmão, e se assim o é, então não se pode deferir contra ele (a) atos de violência”, finaliza padre Leonildo.

Subsídios 

Além do cartaz, todo ano a Igreja no Brasil disponibiliza subsídios e materiais para ajudar as comunidades, famílias e cidadãos a vivenciarem o propósito da Campanha.

Padre Leonildo explica que o principal subsídio é o texto-base que apresenta uma reflexão do tema a partir do método ver, julgar e agir. Já para ajudar na oração quaresmal, uma vez que a CF é lançada durante este período, haverá também celebrações em família, via-sacra, vigília, eucaristia, celebração da misericórdia e celebração ecumênica.

Datas de divulgação da CF 2018 na Arquidiocese

Formações nos dias 12 e 13 de janeiro, no Auditório Paulo VI (Centro Pastoral Paulo VI) com início às 18h
Lançamento da CF 2018 para a imprensa, dia 15 de fevereiro na Residência Episcopal às 8:30h
Lançamento da CF 2018 para a comunidade, dia 17 de fevereiro no Parque da Cidadania às 18h

Divulgação

Comentários