Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

18/10/2023 - 15h05

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

18/10/2023 - 15h05

HGV atinge 100% de cura nos casos de tuberculose grave e recebe certificado nacional

Os dados coletados são referentes ao ano de 2020, período avaliado pelo Ministério da Saúde.

 

 

A Clínica Pneumológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) atingiu 100% de sucesso na cura dos pacientes tratados pelo Serviço de Referência Terciária de Tuberculose. Os dados coletados são referentes ao ano de 2020, período avaliado pelo Ministério da Saúde. O certificado, com o resultado, foi entregue aos profissionais da clínica, nessa terça-feira (17), na Reunião Nacional de Coordenadores de Programas de Tuberculose, em Brasília (DF).

Segundo Jyselda Duarte, pneumologista da Referência Terciária da Pneumologia Sanitária do Estado, a meta do Ministério da Saúde era para alcançar, no mínimo, 77,5%, mas o HGV ultrapassou a meta.

“O Ministério da Saúde, por meio de avaliação dos casos cadastrados, coloca metas para que as referências possam alcançar o maior número de cura de tratamento fazendo com que venha melhorar a assistência; e o HGV ultrapassou a meta, atingindo 100%. Vale ressaltar que o HGV trata a tuberculose utilizando drogas resistentes que são casos mais complexos e graves de tratamento mais prolongado (no mínimo 18 meses) e com esquemas de tratamento alternativo e de custo mais elevado”, destaca a médica.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, falou sobre o resultado obtido pelo hospital. “Todos os pacientes que fazem tratamento são cadastrados no Sistema Nacional que é atualizado com as informações das consultas, exames e medicação. E o Sistema tem o encerramento do tratamento que consta de várias opções, tais como cura, abandono de tratamento, tratamento completo e óbito. Por meio da avaliação desses dados, que o HGV foi Certificado com o percentual máximo. Isso é muito gratificante”, explica a gestora.

Tags: HGV Sesapi Saúde

Comentários