Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

02/11/2023 - 11h00

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

02/11/2023 - 11h00

Novembro Azul: Sesapi reforça a importância para cuidados com a Saúde do Homem

A campanha inicia nesta quarta (1º) com iluminação do Palácio de Karnak.

 

 

Novembro chegou e com ele os cuidados com a saúde do homem. Durante todo o mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, fará atividades reforçando a importância do homem em cuidar e ter mais atenção com a sua própria saúde.

Em 2023, a campanha irá atuar na conscientização e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Novembro Azul traz ainda ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento da Diabetes Mellitus. A campanha inicia, nesta quarta-feira (1º), com a iluminação do Palácio de Karnak.

Luciana Sena Sousa, coordenadora da Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), destaca que a atenção com a própria saúde não pode ser negligenciada pelos homens. “É importante reforçar a ideia do cuidado pessoal, principalmente com os homens para o diagnóstico precoce, especialmente, na presença de sinais e sintomas. Esse cuidado pode ser compartilhado com a equipe de saúde que irá acompanhar o tratamento desse homem”, aponta a coordenadora.

No decorrer da campanha serão realizados ainda seminários para discutir os eixos principais da campanha, bem como orientações sobre hipertensão, diabetes, tabagismo, vacinação, avaliação física, orientação de atividade física, avaliação e orientação nutricional, práticas integrativas e complementares (auricoloterapia, aromaterapia), além de verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

A campanha também contará com o Dia D, que será em alusão ao Dia Mundial de Diabetes que ocorre no dia 14 de novembro, em uma parceria com a Associação de Diabéticos do Piauí (Adip), no qual serão realizadas ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento da Diabetes Mellitus, no Theresina Shopping, reforçando os cuidados com a saúde do homem. A Diabetes é uma doença crônica não transmissível, caracterizada pela baixa produção ou má absorção de insulina, atualmente atinge mais de 15 milhões de pessoas no Brasil e precisa de uma atenção especial.

Comentários