Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Notícias /

Polícia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

06/12/2023 - 19h33

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

06/12/2023 - 19h33

Rafael Fonteles lança Patrulha Cidadã e entrega mais 132 viaturas

Proposta é aproximar a comunidade da PM e promover um reforço efetivo no policiamento no estado.

 

 

O governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta quarta-feira (6), do lançamento da Patrulha Cidadã. Durante a solenidade, que aconteceu no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí (Cefap), foram entregues 132 novas viaturas para a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), sendo 32 para a patrulha, além de duas ambulâncias de resgate para o Corpo de Bombeiros. A proposta reforça a segurança em regiões metropolitanas do Piauí, com foco em Teresina e Parnaíba.

A Patrulha Cidadã vai proporcionar uma vigília preventiva e repressiva em apoio às demais modalidades de policiamento. “Entregamos, há poucos meses, 200 caminhonetes equipadas, com vídeo, e rádio monitoramento também. Agora são mais 130 veículos sendo entregues, além de duas ambulâncias. Parte destas viaturas serão destinadas ao programa Patrulha Cidadã, que é o policiamento comunitário presente e próximo ao conselho de cada um dos bairros, ou seja, participação da sociedade civil próxima da polícia para fazer um trabalho preventivo ainda mais eficiente, salvando mais vidas e garantindo menos crimes patrimoniais também”, considera o governador Rafael Fonteles.

image00030.jpeg

O modelo de Patrulha Cidadã vai ser implantado também em Parnaíba. “A maioria das viaturas vai, inclusive, para o interior, mas a Patrulha Cidadã é que é realmente focada em Teresina e Parnaíba, que são as duas áreas metropolitanas maiores”, atesta Fonteles.

Chico Lucas, secretário de Estado da Segurança, conta que o Patrulhamento Cidadão vai transformar realidades a partir da participação popular. “Cada área integrada vai ter um conselho e esse vai interagir muito mais com o comandante do policiamento comunitário, vai dizer onde é a reclamação da população, qual é a exigência, as necessidades. Principalmente as áreas com maior índice de criminalidade. Serão 25 viaturas em Teresina e cinco em Parnaíba”, contabiliza o secretário.

image00004.jpeg

De acordo com Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, comandante-geral da PM-PI, a Patrulha Cidadã reforça as trincheiras de combate ao crime. “É um programa de policiamento intermediado entre o policiamento ostensivo geral normal e o policiamento comunitário. É um programa que visa fortalecer a sensação de segurança. Futuramente vamos expandir para as cidades maiores do Piauí”, finaliza o comandante. 

image00034.jpeg

Comentários