Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Notícias /

Economia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

28/12/2023 - 12h23

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

28/12/2023 - 12h23

ZPE Piauí celebra chegada de novas indústrias e projeto bilionário em hidrogênio verde

O local avança para se tornar uma referência global na atração de investimentos.

 

 

O ano de 2023 termina como um capítulo histórico na trajetória da Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí (ZPE Piauí), desde a criação da área de livre comércio, em 2010. Isso porque foi o segundo ano em que operou como uma zona alfandegada em pleno funcionamento, e está avançando rapidamente para se tornar uma referência global na atração de investimentos bilionários, principalmente para a produção de hidrogênio verde e seus derivados

Com duas indústrias já instaladas, quatro projetos industriais em andamento, dezenas em análise no Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) e 16 startups em plena atividade e conectadas a mercados globais, a ZPE Piauí se prepara para receber o maior projeto de hidrogênio verde do mundo, com investimentos de mais de 200 bilhões de reais ao longo de 10 anos.

zpe.webp

O presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto, destacou o empenho do governador Rafael Fonteles para atrair investimentos internacionais para o estado, tendo a zona de processamento de exportações como âncora desse projeto de desenvolvimento. Como o anúncio desses investimentos na COP 28, em Dubai, foi celebrado por autoridades como o governador Rafael Fonteles, o presidente Lula e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen.

O primeiro passo concreto para a materialização desse projeto ocorreu no dia 15 de dezembro com o lançamento do HUB de hidrogênio verde, dentro da ZPE Piauí, com as presenças do governador Rafael Fonteles, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e dos empresários Bart Biebuyck, CEO da Green Energy Park, e Pedro Vaquer, CEO da Solatio.

Hidrogênio Verde 11.jpg

“Esse conjunto de investimentos, instalados e anunciados, é a garantia de viabilização de outros importantes equipamentos de suporte à indústria e ao comércio em larga escala, a exemplo do Porto Piauí, que teve inaugurada a sua primeira etapa dia 13 de dezembro, e também o intermodal de transportes que irá transportar as riquezas do Piauí para o mundo”, prosseguiu Álvaro Nolleto. A aceleração do processo de viabilização da ZPE Piauí, neste ano, indica, na visão do gestor, o salto de crescimento que a economia piauiense terá nos próximos anos.

Álvaro relembra que, em 2023, a ZPE Piauí foi reconhecida, ao lado da ZPE do Ceará, como exemplo a ser seguido pelos demais estados brasileiros que buscam implementar suas zonas de livre comércio. O reconhecimento ocorreu durante o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às ZPEs brasileiras, em agosto, na Câmara dos Deputados, iniciativa liderada pelo deputado federal piauiense Florentino Neto. 

Comentários