Com mais de 539 mil atendimentos realizados desde seu lançamento em 2023, o programa Piauí Saúde Digital já transformou a forma como a população do Estado acessa os cuidados médicos. A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), oferece consultas gratuitas em 12 especialidades médicas e não médicas, diretamente pelo celular ou em salas instaladas em espaços públicos e unidades de saúde.
Segundo o secretário da Saúde, Antônio Luiz, o programa tem um impacto direto na vida dos piauienses ao resolver cerca de 80% dos problemas de saúde sem a necessidade de ida presencial ao hospital. Ele citou o caso de um paciente que fez a consulta pelo celular por volta de 1h da manhã.
A paciente, minha conhecida, me ligou com um aperto no peito, nervosa, achando que ia morrer. Já baixou o aplicativo, fez a consulta. O médico olhou, viu que não era cardíaco, era apenas ansiedade. Receitou o remédio e pela manhã ela já estava bem e feliz. Imagina se tivesse ido direto para o hospital? ”, contou o secretário. “Já tivemos muitos casos assim. Isso é acesso real à saúde”, complementou o gestor.
O serviço funciona tanto por meio do aplicativo “Piauí Saúde Digital”, que pode ser baixado gratuitamente, quanto em salas específicas instaladas em Teresina e em Unidades Básicas de Saúde nos 223 municípios restantes do Estado. Nas UBS, o paciente pode fazer consultas em especialidades como cardiologia, neurologia, psiquiatria, pediatria, nutrição, ortopedia, endocrinologia, dermatologia, psicologia e clínica geral, entre outras.
É saúde na palma da mão. E nos espaços de cidadania, por exemplo, a pessoa pode resolver questões administrativas e sair com uma consulta médica feita na mesma hora, em um ambiente bonito e bem estruturado. Isso é dignidade”, destacou Antônio Luiz.
No caso do clínico geral, a demanda é espontânea. Se houver vaga no momento, o atendimento é feito imediatamente — muitas vezes em menos de 30 minutos. Caso seja necessário o encaminhamento para um especialista, o próprio sistema agenda a consulta com dia e hora marcados.
Expansão em todo o Piauí
O Piauí Saúde Digital está em expansão. Em breve, toda nova escola estadual terá uma sala do programa. O objetivo é aproximar o atendimento da população, respeitando o princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é simples: oferecer o máximo possível de resolutividade, antes mesmo da pessoa precisar procurar um pronto-socorro.
O programa não substitui os hospitais, mas é um poderoso auxiliar. Com ele, a gente evita filas, deslocamentos desnecessários e dá atenção rápida a quem precisa. Já tem gente renovando receita de medicamentos controlados sem sair de casa. Basta fazer a consulta com o psiquiatra, enviar a receita antiga e pronto, o documento renovado chega no celular”, reforça o secretário.
Desde sua implantação, o programa já realizou 138 mil consultas com clínico geral, 55 mil atendimentos com especialistas e mais de 377 mil telelaudos emitidos. Ao todo, são mais de 516 mil procedimentos realizados em todo o Estado, demonstrando a eficiência e a aceitação da população com o serviço.
A expectativa da Sesapi é que, com o aumento da divulgação e a inclusão de novas salas, o número de atendimentos siga crescendo e facilitando ainda mais o acesso à saúde pública no Piauí.
Centrais de Diagnóstico
As Centrais de Diagnóstico dão o suporte necessário para a realização de exames dos pacientes que utilizam o Piauí Saúde Digital, pois nas centrais também há salas de atendimento do programa. O Piauí já conta com seis centrais de diagnóstico funcionando e até agosto mais 16 vão entrar em funcionamento. As Centrais de Diagnóstico dispõem de equipamentos modernos e estrutura avançada, garantindo mais eficiência e qualidade nos atendimentos prestados.
Atualmente, as centrais funcionam em: Picos, Esperantina, Piripiri, Parnaíba, Bom Jesus, Paulistana. Centrais a serem entregues: Teresina, Floriano, Uruçuí, Campo Maior, Valença, Oeiras, São Raimundo Nonato, Corrente, Castelo do Piauí e Água Branca.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.