Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 06 de maio de 2025
Notícias /

17/10/2012 - 07h30

Compartilhe

17/10/2012 - 07h30

FFP divulgará a tabela do Campeonato Piauiense 2013 na segunda-feira (22)

As últimas definições sobre os clubes que participarão da competição serão feitas até quinta-feira (18).

 Portal da Clube

 

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) realizou na tarde e parte da noite desta terça-feira (16) uma reunião com as representações dos clubes que visam participar do Campeonato Piauiense 2013. O ponto mais enfatizado foi a organização e o fortalecimento dessas equipes.

Sobre os campeonatos que movimentarão o futebol no ano que vem, primeiro se falou sobre a Série A do Campeonato Piauiense 2013. A competição está agendada para ter início no dia 27 de janeiro, e as equipes que tem interesse em participar terão até a quinta-feira (18) para concretizar o nome do clube no torneio, pois a tabela do campeonato já será divulgada na próxima segunda-feira (22).

O regulamento da competição será o mesmo utilizado neste ano, e contará apenas com a alteração na premiação, onde ao campeão será dado o valor de R$ 50 mil, e com a criação o fundo de reserva, que é a destinação de 10% da renda arrecadada em cada jogo, para que, ao final da competição, a equipe campeã desfrute desse valor e use este recurso para se estruturar para outros campeonatos. O Campeão do Campeonato Piauiense 2013 terá vaga garantida na Copa do Brasil 2014 e no Campeonato Brasileiro Série D 2013, porém estará automaticamente fora da disputa da Copa Piauí 2013, que dá a outra vaga na Copa do Brasil 2014. A medida é uma preocupação da FFP com o rendimento desse clube nesses campeonatos.

Dentre os clubes que já confirmaram a participação estão as equipes do Corissabá e do Barras, que em 2012 pediram dispensa por falta de recurso para disputar o Campeonato Piauiense deste ano. Além destas, os três times da capital River, Piauí e Flamengo, como também 4 de Julho e Parnaíba estarão na disputa. A Federação de Futebol do Piauí aguarda apenas a confirmação das equipes de Campo Maior, Comercial e Caiçara.

Esses clubes atualmente estão sem campo. O Deusdeth Melo, estádio do Bode, que não contou com representação nessa reunião, ainda se encontra inadequado para a disputa de jogos, e a FFP adiantou que não serão feitas experiências nos campos de Altos e Capitão de Campos, assim como aconteceu este ano. A situação do Caiçara é parecida, a equipe também não tem sede. O presidente da equipe, Francisco Ispo falou que até a quinta-feira (18) revelará qual será a condição da equipe. “Essa semana terei reunião com o prefeito para tentar um recurso para montar a Arena Caiçara, ou para a manutenção do piso do Estádio Deusdeth Melo”, argumentou. Caso não consiga o recurso, o presidente do Caiçara afirmou que ainda tentará parcerias com outros estádios, como o Lindolfo Monteiro, exemplificado por ele.

O presidente da FFP, Cesarino Oliveira explicou ao Portal da Clube como serão definidos os critérios para o acesso e desacesso das equipes à Série A. “A intenção é de que fiquem oito equipes disputando a primeira divisão do Piauiense”. Assim, caso as nove equipes confirmem a participação, descerão duas para a Série B, e sobe uma para série A. Se apenas sete equipes participarem, desce uma para a Série B e sobem duas para Série A, assim sucessivamente.

Já a segunda divisão, que será disputada no segundo semestre de 2013, apenas o critério de ter no mínimo três equipes inscritas é o bastante para a realização do torneio, mas a FFP já adiantou o interesse das equipes do Crac, Ferroviário e Auto Esporte de participarem da competição. Da mesma forma acontecerá com o Campeonato Feminino, que também será realizado no segundo semestre. Este só acontecerá se pelo menos três equipes se inscreverem para a disputa.

Os último ponto discutido na reunião de hoje sobre a Série A do Campeonato Piauiense 2013 foi posto em votação para os representantes presentes. O presidente do Flamengo-PI, Jankel Costa propôs a extinção do critério de saldo de gols nas finais de cada turno, para assim haver a volta da prorrogação. Em decisão unânime, o voto foi positivo para que esse critério comece a valer no próximo ano. Assim, a equipe que tiver o melhor índice técnico terá a vantagem na final de cada turno.

 

Sobre as equipes que disputarão a Copa do Brasil no próximo ano, Parnahyba e Flamengo, a Federação Piauiense de Futebol prometeu dar mais atenção e acompanhamento para esses times. “A intenção é que um clube piauiense consiga o acesso à Série C nacional”, comentou o presidente da FFP, Cesarino Oliveira.
Outro campeonato nacional que contará com a participação de clubes do Piauí em 2013 é a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os representantes serão o Barras, atual campeão piauiense Sub-18, e o Fluminense, que disputa a Copinha à convite da FFP.

A Federação de Futebol do Piauí não deixou de destacar em nenhum momento a intenção de se profissionalizar o futebol no estado. O presidente, Cesarino Oliveira usou como parâmetro ao objetivo em que quer chegar junto à FFP em parceria com os clubes, o resultado da equipe maranhense Sampaio Corrêa. “Precisamos que nossos clubes se organizem para chegarmos a ter a força que essa equipe vizinha tem”. E completou alertando aos representantes presentes, que cada clube precisa dar uma resposta mais efetiva ao seu torcedor. Para isso, os presidentes dos clubes terão de elaborar projetos. “Para os dirigentes dos clubes começarem a acertar, eles terão de “provocar” a Federação”, comentou Cesarino Oliveira, alegando que os clubes têm que serem mais participativos e dependerem menos da instituição.

Outro ponto de estímulo aos dirigentes dos clubes, como também ao fortalecimento do futebol piauiense, foi a preocupação que a Federação demonstrou na não revelação de atletas no interior do estado. O presidente da FFP apontou que as equipes do interior precisam voltar a revelar atletas, principalmente da base, para que se inicie até um “comércio” com os jogadores piauienses, para assim os clubes gerarem suas rendas e se estruturarem de forma cada vez melhor para os campeonatos, pois é meta também da FFP não precisar mais pedir o auxílio da CBF para o custeio das despesas da mesma.

A Federação de Futebol Piauiense ainda realizará neste ano o Campeonato Piauiense Sub-23, que está com as inscrições abertas até o dia 18 de novembro.

Portal da Clube

Comentários