Um curto circuito ocorrido na noite desta terça-feira (16) atingiu o sistema elétrico que abastece a Estação de Tratamento de Água para a capital. Com o incidente, o sistema de abastecimento de água em Teresina está paralisado.
Os técnicos da Agespisa já atuam para restabelecer o abastecimento de água em Teresina. O diretor da Agespisa, Raimundo Neto, garantiu que a empresa trabalha para garantir o funcionamento do complexo de produção da água. Segundo ele, a meta é solucionar pelo menos 50% do problema ainda hoje.
Leia também: Explosão em estação da Agespisa assusta moradores em Teresina
Segundo a Eletrobras, o curto circuito foi causado pela quebra de um dos fios da linha que transmite energia para a Estação de Tratamento de Água (ETA), da Agespisa, no Parque Piauí. Segundo o órgão, um cabo de 69 mil KV quebrou e caiu sobre um rede de alta tensão (de 13.8 kv) dentro da estação. O cabo rompido caiu sobre um dos 5 fios da rede, a assessoria explicou que este fio é o que carrega a mais alta tensão e por isso a interrupção na trasmissão de energia foi imediata assim como o cancelamento do abastecimento de água. O curto circuito foi visto por várias pessoas em diversos pontos da cidade devido à alta tensão do fio que se rompeu.
A assessoria da Eletrobras informou que o fornecimento de energia é automaticamente interrompido para preservar a vida das pessoas, a integridade física do sistema de eletricidade e os eletrodomésticos domésticos da população. Eles informaram também que a responsabilidade na manutenção e sistema operacional da ETA é da Agespisa, mas que eles vão prestar assistência para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.
Uso racional da água.
A Agespisa está recomendando o uso racional da água. Atualmente, a Agespisa produz 235 milhões de litros de água por dia em seu complexo de produção, que inclui três estações de tratamento de água. A produção de água da capital também é reforçada por 50 poços existentes em vários bairros, com uma concentração maior na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte. Com os poços, a produção diária total de água em Teresina chega a 250 milhões de litros.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.