Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 05 de maio de 2024
Municípios /

Altos

Altos

acessepiaui@hotmail.com

27/09/2013 - 21h21

Compartilhe

Altos

acessepiaui@hotmail.com

27/09/2013 - 21h21

Famílias beneficiadas com CAF e Compra Direta comemoram sucesso

0

 0

Desde sua implantação na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), a linha de crédito Consolidação da Agricultura Familiar (CAF), do Crédito Fundiário, tem beneficiado milhares de famílias no Piauí e muitas delas fazem questão de mostrar a nova realidade da vida no campo.

Em 2011, o CAF financiou o imóvel Lagoa Seca, localizado há 10 quilômetros de Altos para três beneficiários. A área de 141 hectares ficou dividida para as três famílias sendo 47 ha/família, onde na época, o financiamento foi de 72 mil reais com recursos oriundos do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado.

Hoje, a realidade da propriedade e da família do sr. Antonio Luis é bem diferente, pois de vaqueiro passou a ser proprietário da terra com um rebanho bovino de 30 animais e ainda possui cerca de 50 caprinos, muita carnaúba de onde tiram o pó, fazem vassouras e comercializam a cera.

“A alegria da família é contagiante e para completar a renda fizeram um tanque para alevinos que estão sendo adquiridos pelo programa Compra Direta da SDR”, explicou o diretor do Crédito Fundiário, Rui Cipriano.

“Somente com a venda dos alevinos, a receita é suficiente para fazer mais dois tanques e ampliar a criação de peixes, sendo que ainda sobra recursos para ser colocado na poupança para pagar a prestação de 2015, pois a de 2014 já foi paga sem dificuldade nenhuma”, disse o beneficiário Antonio Luis.

“Até o momento nós não precisamos do Pronaf A, que é o crédito produtivo já que queremos ele como reserva técnica para uma eventualidade”, continuou Antonio Luis.

“Fiquei impressionado com a evolução rápida das famílias. Quando se tem disposição e coragem os resultados aparecem conforme estamos presenciando. Em Altos, são mais de 10 projetos do CAF e todos apresentam excelente desempenho, pois a SDR tem priorizado adquirir o excesso de produção via o PAA Alimentos que é o Compra Direta”, finalizou Rui Cipriano.

Comentários