Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Municípios /

Luzilândia

Luzilândia

21/01/2019 - 14h08

Compartilhe

Luzilândia

21/01/2019 - 14h08

Estudantes lançam foguetes durante feira científica em Luzilândia

Essa foi a primeira etapa da 5ª Feira de Ciências com o tema "Foguetes: cinéticas da físico química".

 

Com o apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), a Unidade Escolar Luís Teixeira, em Luzilândia, realizou, no fim de semana, a primeira etapa da 5ª Feira de Ciências com o tema Foguetes: cinéticas da físico química.

"Nós procuramos mostrar aos nossos estudantes que a ciência faz parte do nosso dia, está em tudo que fazemos. E fazer experimentos é a melhor forma de confirmar a teoria", afirma o coordenador-geral da escola, professor Fernando Alves.

Mais de 300 alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio se concentraram no campo de aviação da cidade para pôr em prática os experimentos elaborados em sala de aula, que foram acompanhados pelos professores de física, Fábio Sales, e de química, Luiz Cassiano.

"O projeto foi de suma importância para o aprendizado dos alunos quando se trata de reações químicas. Pela primeira vez fizemos fora da escola por se tratar de um projeto nacional da OBA. Fizemos um trabalho interdisciplinar integrando os componentes curriculares de Química e Física", explica o professor Luiz Cassiano.

Cada turma fez dois foguetes, um deles de acordo com as orientações da OBA. Além de fabricá-los, os alunos tiveram que construir a base de lançamento para que eles fossem arremessados obliquamente e o mais distante possível. Inspirados em outras experiências espaciais, os foguetes também levaram nomes escolhidos pela turma, como Aero Hawking 1.9, LT Space e Baikonur. Um dos experimentos ativado com 500 ml de vinagre e 2 colheres de bicarbonato de sódio chegou a 115 metros de distância.

A feira científica foi aberta a todos, pais e professores visitaram o campo de aviação, onde eles passaram todo o dia. "Os experimentos foram ótimos, a dinâmica da feira foi muito bacana porque fortaleceu a integração entre a comunidade escolar. E a gente aprende um com o outro, observando o que os colegas estão fazendo. Isso vai ajudar muito no nosso conhecimento", relatou a estudante Yasmin Mayra Sales.

A segunda etapa da 5ª Feira de Ciências da Unidade Escolar Luís Teixeira será realizada na quarta-feira (23), no pátio da escola, onde serão apresentados os relatórios dos trabalhos. No mesmo dia, os melhores trabalhos serão premiados com placas e uma quantia em dinheiro.

Comentários