Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 02 de maio de 2024
Municípios /

Dom Inocêncio

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

04/07/2022 - 22h02

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

04/07/2022 - 22h02

Câmara de Dom Inocêncio entrega Medalha Padre Lira

Honraria foi instituída este ano e reconhece a importância de pessoas que contribuíram e/ou contribuem para o desenvolvimento do município.

 

A Câmara Municipal de Dom Inocêncio, a 610 km de Teresina, entregou no último sábado (2) em sessão solene a 'Medalha Padre Manuel Lira Parente'. A honraria, instituída este ano pelo Legislativo municipal, reconhece a importância de pessoas que contribuíram e/ou contribuem para o desenvolvimento do município. Ao todo, foram 20 agraciados.

Os homenageados foram a atual prefeita Virgínia Dias e a vice-prefeita Conceição Leal, todos os ex-prefeitos do município, os ex-vice-prefeitos, ex-vereadores vivos que fizeram parte das duas primeiras legislaturas na Câmara, o jornalista Gustavo Almeida, o médico Guy Padilha, o sanfoneiro Sandrinho do Acordeon, o poeta e artesão João Dias, o enfermeiro Esdra Macêdo e a atual secretária municipal de Finanças Raimunda da Costa Santos.

Para o presidente da Câmara de Dom Inocêncio, vereador Walter Gomes (Progressistas), é importante reconhecer o legado daqueles que, através da política ou de suas profissões, têm ajudado no desenvolvimento do município.

Sabemos que cabe aos vereadores elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, mas precisamos também agradecer e reconhecer aqueles que têm ajudado no desenvolvimento do nosso município. Foi por isso que realizamos essa sessão solene para homenagear, através da Medalha Padre Lira, pessoas que têm relevantes serviços prestados ao município”, destacou o vereador.
 


 

MEDALHA PADRE LIRA
A honraria recebe o nome do fundador do município, Padre Manuel Lira Parente, um dos maiores benfeitores da região. Padre Lira foi prefeito de São Raimundo Nonato na década de 1950 e o principal responsável pela criação do município de Dom Inocêncio, no ano de 1988. Ele foi o primeiro prefeito da cidade e exerceu três mandatos como gestor do município. 

No entanto, foi através da Fundação Ruralista, entidade criada por ele no final dos anos 50, que Padre Lira mudou a realidade da região. O trabalho social do religioso com a Fundação durou mais de 50 anos e ganhou projeção nacional e até internacional. Padre Lira morreu aos 96 anos, em setembro de 2015.

Comentários