Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Colunas /

Deusval Lacerda

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

27/02/2018 - 09h39

Compartilhe

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

27/02/2018 - 09h39

Temer blefou

 

O presidente golpista Michel Temer fingiu verdadeiro a sua solene intenção de adotar a propalada austeridade fiscal no seu governo espúrio, e nada disso era verdade. Como se trata de forma governativa farsante, os seus apoiadores, apaniguados e puxa-sacos nada dizem, pois sabem que tudo não passava de ardil, de manobra governamental.

De golpe e de golpistas, por si só, não se deve levar a sério. Por isso que nunca levei nem levo em consideração o que eles dizem. Tudo é falácia, quando não é mentira deslavada. Pois a própria maquinação do golpe, por burlar desavergonhadamente as regras do jogo desmerecem e desacreditam os seus chefões.

A revista chapa-branca Veja traz a matéria “Torneira Aberta” que diz taxativamente: “em ano eleitoral, o governo Temer amplia os gastos públicos e aumenta o seu cacife político por meio da liberação de verbas. O ajuste fiscal? Fica para o próximo presidente”. E diz mais em “Gastos em alta”: “o governo prevê aumentar as despesas em quase 100 bilhões de reais em 2018”.

Isto quer que a retórica da imprensa e mídia, do governo usurpador e dos bajuladores áulicos sobre o arrocho na classe trabalhadora, precarização na saúde e educação, aumento da criminalidade e sucateamento dos serviços públicos (PEC dos Gastos) e agora a castração dos direitos dos aposentados era só balela, embromação, impostura.

O pior é como o governo vai gastar a sobra. A própria matéria diz que parte dela “trará mais cacife a Temer e seus aliados”. E prossegue: “dará ao governo a folga necessária par atender aos pleitos dos seus correligionários, liberar recursos para obras e reajustes nos vencimentos do funcionalismo”.

Em seguida, a reportagem revela: “Temer, apesar de sua baixíssima popularidade, ainda não descartou o sonho de concorrer à reeleição ou, ao menos, fazer um sucessor leal e defensor do seu legado. Além disso, é fundamental, para qualquer partido, formar grandes bancadas, pois as verbas do fundo eleitoral e o tempo nos programas políticos na TV e no rádio são proporcionais à representatividade no Congresso”.

Ao crer-se na matéria jornalística frisa-se ainda o que pensa o governo: fazer política com os recursos em proveito da cúpula mandatária. No que se resumem suas diretrizes: arrocho no povo para sobrar verbas para a política dos próceres golpistas. Mas a elite e a direita sempre se redundaram no samba de uma nota só: tirar proveito das benesses oficiais até a última seiva. Pois o seu modelo de governar nunca passou disso.

Assim dito, Tenho acertado desde o primeiro dia do golpe parlamentar-constitucional-judicial que o governo imposto ao povo brasileiro seria uma lástima. Pois oriundo de um retrocesso constitucionalizado, instalou-se no poder carregando a pecha de cúpula politica incoerente por apoderar-se do poder alheio. E, de repente, veio à tona a alegoria da austeridade fiscal, que tolheu os direitos e destinações de verbas públicas ao povo brasileiro para neste ano eleitoreiro fazer farra política com o erário público. Eis o mistério da fé golpista!

Deusval Lacerda de Moraes é Economista

 

Comentários