Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 19 de maio de 2024
Colunas /

Felipe Ricardo

Felipe Ricardo

felsori@hotmail.com

26/06/2018 - 10h48

Compartilhe

Felipe Ricardo

felsori@hotmail.com

26/06/2018 - 10h48

Com a crise, trabalhador procura outros meios de ganhar dinheiro

 

Com o aumento do desemprego em 2018, atingindo mais de treze milhões de brasileiros, segundo pesquisa realizada dia 29 de março pelo IBGE, se tornou necessário que procurar outras formas de se sustentar.
 
A crise, tanto política como econômica que nosso país sofre nos últimos anos veio finalmente bater na porta do trabalhador brasileiro, reduzindo as oportunidades de emprego convencional, forçando o brasileiro a encontrar fontes de rendas alternativas.
 
Uma das formas que vem crescendo de forma exponencial é a busca de renda através da criação do seu próprio negócio, seja ele prestando serviços informais ou vendendo alimentos para vizinhos, conhecidos e familiares.
 
A criatividade do Brasileiro surpreende, surgindo inúmeras forma de aumentar a renda familiar, desde a venda de brigadeiros, como no Receita e Delicias, assim como a venda de lanches pelo Ifood.
 
O resultado disso é que mesmo na crise, as empresas continuam a crescer, principalmente as MEI (Microempreendedor Individual). Inclusive é recomendável que todo trabalhador que comece o seu próprio negócio procure se regularizar, sendo a MEI a opção mais viável entre as opções para quem só tem um empregado e fatura até 80 mil brutos por ano.
 
Para se informar como se regularizar, basta procurar o SESC do seu município. Nele é possível tirar todas as suas dúvidas e realizar consultorias gratuitas e/ou pagas que ajudarão na criação e manutenção do seu negócio.
 
A MEI por exemplo paga pouquíssimos impostos, sendo necessário apenas o pagamento mensal de uma contribuição para o INSS, que já servirá como contribuição para a aposentadoria e ao mesmo tempo protege o trabalhador, como por exemplo com a possível concessão do benefício do auxílio doença.

Além da criação de pequenas empresas, o brasileiro também vem buscando sua renda alternativa na internet, seja com criação de pequenos blogs, ou com trabalhos manuais como a criação de Artigos.
 
Uma das poucas conhecidas, mas em rápido crescimento é a WORKANA, site em que se é possível oferecer qualquer tipo de serviço de forma avulsa, se tornando o conhecido “Freelancer”.
 
Segundo Thiago Almeida, escritor profissional na Workana e com mais de 200 artigos já enviados: “É uma ótima fonte de renda alternativa, que me ajuda a pagar as contas de casa. Consigo tirar mais de um salário mínimo trabalhando cerca de 4 horas por dia.”
 
CONCLUSÃO
 
Portanto, essa são algumas das formas que o Brasileiro encontrou para aumentar a renda familiar, e o mais curioso é que o que para alguns é apenas um projeto enquanto procura-se um novo emprego, para muitos acaba se tornando uma oportunidade de mudar de vida, visto que muitos desses projetos acabam por render mais dinheiro do que o seu antigo trabalho.
 
 

Comentários