Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 14 de maio de 2024
Colunas /

Renato Lélis

rennatolelis@hotmail.com

05/06/2015 - 11h46

Compartilhe

Renato Lélis

rennatolelis@hotmail.com

05/06/2015 - 11h46

Escândalo da FIFA, façamos justiça!

 

Os programas esportivos tanto de rádio e televisão aos quais temos acesso tratam o futebol sempre, digamos assim, dentro das quatro linhas (termo usado por muitos para designar o campo de futebol). São os treinos que antecedem aos jogos, quem vai desfalcar o time, quem deve jogar, qual a tática a ser usada pelo técnico entre outros. Nos dias de jogos o de sempre: entrevistas antes dos jogos, quase sempre as mesmas perguntas e quase sempre as mesmas respostas. Quando não fazem o que os dirigentes de clubes mais gostam, coloca-los acima dos atletas e entrevista-los, lógico!

 

Pouquíssimos jornalistas no Brasil tratam o futebol com uma visão a mais, com uma visão do extracampo ou fora dos gramados. Como isso interessa muito pouco também a grande maioria dos torcedores brasileiros, esses escribas não são os “famosos” jornalistas da televisão e do rádio.

 

Juca Kfouri até andou por redes de televisão como a Globo, mas durou pouco. Hoje participa da equipe da ESPN Brasil e tem uma coluna na folha de São Paulo e no seu braço eletrônico a UOL.

 

Juca é um desses jornalistas que há anos batem na tecla denunciando corrupção do futebol brasileiro e mundial. Responde é claro, a um monte de processos por conta dessas críticas aos dirigentes da Casa Bandida do Futebol (assim como ele alcunhou a CBF).

 

O escândalo mundial do futebol com a prisão de dirigentes da Fifa é um daqueles momentos em que um profissional de imprensa deve encher o peito de orgulho e ainda que cansado da labuta poder dizer: finalmente a justiça tá chegando para esses crápulas.

 

Sejamos justos, no Brasil, Juca Kfouri é só um dos mais antigos, mas profissionais como Luiz Carlos Azenha, Amauri Ribeiro Jr., Tony Chastinet e Leandro Cipoloni que escreveram o livro “O Lado Sujo do Futebol”, em um trabalho investigativo também têm um trabalho de denúncias dos desmandos do futebol brasileiro. Escreveremos em breve sobre outros trabalhos.

 

Mas o grande mérito mesmo em nível mundial é do jornalista da BBC de Londres Andrew Jennings. O britânico escreveu o livro Jogo Sujo, e há anos faz uma cruzada mundial pela apuração de corrupção na Fifa.

 

Se as investigações patrocinadas pelo FBI terá força suficiente para mudanças de verdade no jeito de fazer futebol no Brasil e no mundo? Bem sobre isso, conversamos em outro momento.

Renato Lélis

Comentários