Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Colunas /

Editorial

Editorial

contato@acessepiaui.com.br

16/02/2021 - 09h27

Compartilhe

Editorial

contato@acessepiaui.com.br

16/02/2021 - 09h27

Carne vira artigo de luxo e ovo ocupa lugar no prato do brasileiro

 

A maioria do povo brasileiro come carne cada vez menos. Isto devido o aumento dos preços, que favorece os exportadores e prejudica os consumidores do país. 

“O preço da carne se transformou ao longo do ano passado e vem se mantendo nesse patamar. Virou artigo de luxo, uma opção para momentos especiais”, disse Thiago Bernardinho, pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP. 

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que o consumo da proteína animal foi de 29,3 quilos por habitante em 2020, uma queda de 5% em relação a 2019. Foi o menor patamar de consumo desde o início da série histórica, iniciada em 1996.

Se a carne de origem bovina ficou mais rara, o ovo se tornou mais presente no prato do brasileiro. No ano passado, o consumo per capita de ovo foi de 120 unidades – era de 91 ovos por habitante em 2019. “Hoje, o ovo é considerado a proteína mais barata que existe pro consumidor”, disse o vice-presidente sênior da Abras, Marcio Milan.

A política econômica do governo federal não prioriza estoque regulador de produtos agrícolas e pecuários, logo os interesses do mercado prevalecem na hora da comercialização de carnes, arroz, milho e soja.  Quem ganha com isso são os produtores e exportadores do agronegócio, enquanto a maioria dos brasileiros fica prejudicada.  

Comentários