Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 06 de maio de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

15/07/2022 - 07h03

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

15/07/2022 - 07h03

Histórico casarão corre o risco de tombar

Casa da Cultura de Teresina

 Casa da Cultura de Teresina

Sabe aquele poster ou cartão postal como também era conhecido que a gente comprava nas bancas de revistas espalhadas pela cidade, e que retratavam os mais belos e históricos pontos da cidade de Teresina? E que faziam a festa de colecionadores e visitantes que os adquiriam como lembrança? 

Encontrei um daqueles bem guardado em um local difícil de encontrar em meio a  livros, revistas e papéis de toda ordem. Exceto papel moeda. Um poster ou cartão postal da sede da Fundação Cultural Chaves/Casa da Cultura de Teresina. Pode-se ver que a arquitetura da cobertura, o seu telhado,  era diferente do que é hoje. Era bem mais bonito. Ou será que restituiram seu formato original? 

O imóvel em tela foi construído em 1880 por João do Rego Monteiro,  o Barão de Gurgueia, e adquirido tempos depois pela arquidiocese de Teresina para lá ser instalado um seminário. 
Funcionou lá repartições públicas e até um colégio particular,  o Colégio Pedro II nos anos 1970. Tombado em 1986 pelo órgão competente que cuida do Patrimônio Histórico da cidade,  foi cedido no ano de 1994 à prefeitura de Teresina, em regime de comodato, que lá instalou a Fundação Cultural Monsenhor Chaves/Casa da Cultura. 

Prefeitura e Arquidiocese pelo que se sabe não chegaram a um acordo quanto a continuidade do comodato. Todo o acervo foi retirado e levado sabe-se lá pra onde. 

Agora o velho e histórico casarão corre o risco de tombar.  Abandonado e sujeito às intempéries a qualquer dia vamos nos deparar com manchetes de jornais, rádio, televisão e mídias sociais que o vetusto prédio amanheceu tombado. Literalmente. Caído ao chão. E adeus história!

*****
Herivelto Silva Cordeiro é servidor público federal - nas redes sociais. 

Herivelto Cordeiro

Comentários