Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Colunas /

VC no Acesse

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

27/07/2022 - 06h35

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

27/07/2022 - 06h35

Sueli se encantou

 

Dia 26 de julho de 2003 Francisca Trindade se encantou.

Dia 26 de julho de 2022 Maria Sueli virou eternidade.

Duas mulheres negras que marcaram seu tempo pela força de suas ideias, de suas vozes, e de suas lutas.

Que privilégio ter dividido a existência em um mundo com Trindade e Sueli!

Conheci a professora Sueli ainda nos anos 90. Trabalhava no Projeto Lumiar com os trabalhadores e trabalhadoras do Assentamento Quilombo, em Altos, junto com Antônio Barbosa, outro querido amigo. Na época, militante do PT, conversávamos sobre a criação no Piauí de um núcleo da Tendência Marxista-TM.

Depois a encontrei cursando direito na UESPI. Foi para Brasília, fez o doutorado, retornou professora da UFPI. Tive a oportunidade de participar de encontros do DIHUCI e foi  uma honra ser orientado por ela em um mestrado que, lamentavelmente, não conclui. Sueli era grandiosa em tudo: na dedicação, na inteligência, no afeto, na coragem, na convicção de seus princípios, na generosidade.

O Piauí perdeu tanto! Lamento muito pelas próximas gerações que não terão a chance de conviver e aprender com ela. O dia terminou mais triste, e a tragédia só não é completa porque a própria Sueli nos ensinou a soletrar e conjugar o verbo Esperançar.

Siga em paz, minha amiga e professora. Um dia haveremos de celebrar o reencontro.

*****
Marcelo Mascarenha é advogado e servidor público - nas redes sociais. 


Sueli deixou saudade

Sueli foi uma mulher e tanto: como intelectual, feminista, ativista ambiental, militante política, rebelde das boas causas e professora instigante. Foi nas lutas do magistério, rede particular de ensino médio, que nos conhecemos em Teresina. Outro momento eternizado foi a entrevista concedida à Revestrés, uma das melhores já feitas por nossa revista, que participei com enorme satisfação. Hoje (26 de julho) ela se encantou deixando saudade e um belo exemplo de luta. Descanse em paz, guerreira!

*****
Wellington Soares é professor, nas redes sociais. 


Legado 

Nós do IFARADA - núcleo de pesquisa sobre africanidades e afrodescendencia da UFPI, sentimos muito essa enorme perda da nossa querida Maria Sueli Rodrigues de Sousa! Você esta deixando o seu legado! A nossa resistência pelo conhecimento continuará com uns dos símbolos da sua e da nossa existencia: RESISTIR e ESPERANÇAR! OBRIGADA, SUELI!!!!!

*****
Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendentes da UFPI 



Nota de Pesar 

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí, lamenta e se solidariza com a família, amigas e amigos da professora Sueli Rodrigues, que fez sua passagem nesta terça-feira, 26/07/2022, depois de uma notável resistência a enfermidade que lhe consumia. Nossa gratidão por sua contribuição como Agente da Cáritas e assessora externa na caminhada da Cáritas Brasileira em várias instâncias. 

Descance em paz, grande companheira!

SUELI, PRESENTE.

*****
Cáritas Brasileira - Regional Piauí  


Ativista dos direitos humanos

Maria Sueli Rodrigues de Sousa. Mulher negra e sertaneja, que escapou da sina dos povos do sertão para semear amor e esperança pelo mundo. Foi agricultora e empregada doméstica, mas educar era o que fazia de melhor. 

Maria Sueli. Professora dedicada, aguerrida e sempre instigante. Abria as janelas do mundo como quem te convida pra dançar. Para quem teve a honra de tê-la como professora, certamente foi um baile inesquecível. 

Sueli. Ativista pelos direitos humanos, sindicalista e militante partidária. Repudiava os colonialistas e construía, no chão da vida, as bases de um conhecimento para nos re-envolver.

Su. Amável como poucas, acolhedora e com uma coração que saltava ao peito. Era passarinho que voava sempre em bando para construir um sonho coletivo. 

Todas elas são a mesma. Uma só. Semente que fica e floresce. A passagem de Sueli nos deixa um vazio imensurável, mas afloram a certeza que precisamos manter vivos os seus sonhos por uma sociedade mais justa e para o Bem Viver.

Sueli está presente em nós! Hoje e sempre!

*****
Marcelino Fonteles, sociológo e professor - nas redes sociais. 

Comentários