Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 06 de maio de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

04/10/2022 - 04h20

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

04/10/2022 - 04h20

Um pequeno exercício de futurologia

 

Quem me conhece, sabe do meu cetiscismo, não acredito em profetas, videntes ou algo que o valha, mas, com base nos atuais acontecimentos dá para prever alguma coisa no futuro. O resultado das eleições legislativas deu o que pensar e projeta dois possíveis cenários de acordo com o resultado do segundo turno. Embora o Lula tenha vantagem de cinco pontos percentuais sobre o Presidente, no Congresso o resultado foi outro. Agora, o PL, partido do Bolsonaro tem maioria no Senado e na Câmara. 

Isso é muito preocupante, pois, se vencer o Lula, Bolsonaro terá caminho livre para impor as suas insanidades. Coisas como liberar completamente a compra e posse de armas, retirar os fotosensores das estradas, devastar a Amazônia, transformar reservas naturais em atração turística e liberar o garimpo clandestino em terras indígenas, como se disse o ex-ministro do Meio Ambiente: "vai passando a boiada...". 

Já se o Lula conseguir manter a vantagem sobre Bolsonaro, terá que fazer muitas concessões para governar minimamente. Outra vantagem é a possibilidade de abertura de CPI em caso de desvios de conduta. Simplificando: terá o poder, mas terá limites, coisa que não aconteceu nas outras vezes que governou, sendo esse o cenário menos preocupante que o outro.

Nunca votei e jamais votarei em um petista, entretanto, tendo em vista a atual composição do Congresso, acredito que o menos pior para o país é a vitória do petista, não porque ele seja adequado para o cargo, mas o Bolsonaro mandando no Planalto e no Congresso é poder demais na mão de um insano.

*****
Carlos Pacheco é jornalista e repórter fotográfico - nas redes sociais. 

Comentários