Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Colunas /

Mauro Sampaio

Mauro Sampaio

mauroadrianosampaio@gmail.com

04/10/2022 - 04h50

Compartilhe

Mauro Sampaio

mauroadrianosampaio@gmail.com

04/10/2022 - 04h50

Essa carta foi pra mim

 

Lula está em primeiro lugar com mais de CINQUENTA E SEIS MILHÕES DE VOTOS.

Apesar de tudo contra, tem mais de cinco milhões de votos a mais que Bozo.

Quem achou que seria fácil, se iludiu. Bolsonaro não é causa, é sintoma. Eliminá-lo da presidência é o primeiro passo para um processo transformativo de longo prazo. E esse processo envolverá ter que, a médio e longo prazo, investir em novos nomes, porque Lula tem 76 anos e não é imortal.

Sinceramente, é muita generosidade da parte dele topar entrar nessa briga a essa altura do campeonato, em que poderia ir curtir a vida ao lado da mulher. Eu não seria tão generoso.

Mas, já que ele está sendo, a mim cabe corresponder com uma luta entusiasmada. E, por isso, eu vou silenciar parte considerável de vocês por um mês, mesmo gostando de vários. Não estou a fim de ver choradeira apocalíptica no meu feed. Por mais que eu entenda medos, receios, desesperos, tristezas, eu não preciso de nada disso neste segundo turno. Se há uma coisa que eu aprendi na vida, é que medo a gente trata. Eu odeio o medo, essa coisa que paralisa. Nunca tive, jamais terei. E, por favor, contenha seu impulso de vir aqui escrever o óbvio de tudo o que já foi dito: “com essa gente no senado, Lula não conseguirá governar”.

Vai se eleger, sim.

Vai ganhar no segundo turno, sim.

Que, aliás, era o já esperado.

Se iludiu quem achou que fácil seria.

E vai conseguir governar, sim.

Porque Ciro, por mais equivocado que esteja em várias coisas, disse certo ao chamar Lula de “encantador de serpentes”. Mal sabe ele que é justamente por isso que, neste momento, eu voto convictamente em Lula. O Congresso está repleto de serpentes, e a gente precisa de quem saiba seduzi-las.

Se não for ajudar, não atrapalhe.

Dou uma dica:

- Se alguém disser que detesta Lula, mas vota nele mesmo assim, não cometa a estupidez de achincalhar a pessoa. Dê graças a Deus que ela tomou essa decisão. Em vez de criticar, aplauda. Porque ela está indo além do ódio pessoal dela, com a finalidade de derrotar o que ela é capaz de ver como um mal maior.

- Deixe a política do ressentimento pra lá. Resista à tentação, por favor.
Dou outra:

- O bolsonarismo está feliz e entusiasmado. Bolsonaro, por sua vez, está particularmente triste. Do outro lado, a coisa se inverte: Lula está feliz, empolgado. O petismo, pelo que vejo, está chorando pelos cantos e distribuindo generosamente o mau agouro pelas redes. Compreensivel, a decepção de vários de vocês é recente. Espero que se recuperem logo, porque neste segundo turno a gente vai precisar de VIDA.

Resista, pelo amor de todos os deuses, à tentação de vir aqui comentar “mas…”, “tô triste”, “com esse congresso”. 

Contem comigo se for pra festa da vitória no segundo turno.

Não contem comigo pra psicólogo, detesto chorume e não sou uma pessoa acolhedora. Eu sou daqueles que cura tristeza de amigo com chute no saco.
Se alegre, porra.

Estamos no primeiro passo.

A mudança começa agora.


*****
Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho,  Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo - nas redes sociais. 

Comentários