Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

09/06/2016 - 15h39

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

09/06/2016 - 15h39

Professor lança livro inédito sobre turismo no Piauí

Livro recupera histórias de mais de 200 anos atrás e 13 entrevistas com planejadores do turismo piauiense

Xuxa foi garota propaganda da divulgação do litoral. Foto: Flagra Publicidade

 Xuxa foi garota propaganda da divulgação do litoral. Foto: Flagra Publicidade

O turismólogo Francisco Correia deu impulso a algo que guardou no pensamento por algum tempo. Escreveu um livro sobre a história do turismo no Piauí. Nascido em uma família intrinsecamente ligada a à atividade turística do estado, o ex-diretor da Secretaria de Turismo reúne em um e-book relíquias baseadas em papel e em história oral.

 

                                                  Foto: Rui Oliveira

Francisco é professor de turismo e trabalhou vários anos na Secretaria de Turismo

 

Turismo no Piauí: Aprendendo com a História” apresenta algo inédito na literatura piauiense. O autor conta a história do turismo no estado desde os naturalistas europeus do século XIX. O conteúdo passa pelos precursores da aviação, que, desde a década de 1920 transportavam cargas e pessoas do Piauí até outros estados e países. Entrevistas com empresários do setor e gestores públicos compõem o patrimônio oral do livro. Mamede Castro, Alberto Silva, Silvio Leite, Enéas Barros, entre outros, são entrevistados.

 

Agenda Junina do Piauí. Muito forró e quadrilha pelo estado

 

Além de oferecer um conteúdo inédito na área de turismo, Correia também buscou apresentar em seu livro uma leve crítica. “O livro demonstra que vários planos já foram desenvolvidos para o turismo no estado, mas poucos foram executados até o final”, revela o autor. É possível ler nas entrevistas com os gestores públicos muitas ideias, algumas iniciadas, outras com boas intenções, mas nunca trabalhadas. Esse fato fica visível nos anexos, aonde são disponibilizados materiais de divulgação das entidades estatais ligadas ao turismo. É uma coletânea de planejamentos abortados. Alguns por falta de dinheiro e outros por abandono de sucessores.

 

Representantes do setor público do turismo piauiense recebem premiação da Embratur

 

A intenção de Correia é levar o livro para o formato impresso. Para essa empreitada, o turismólogo já possui várias fontes que ajudarão a ampliar o conteúdo. A intenção é produzir material detalhando a história dos 7 polos turísticos do Piauí (Costa do Delta, Aventuras e Mistérios, Águas, Teresina, Histórico Cultural, Origens e Nascentes). As entrevistas são parte fundamental do e-book e devem ser mais importantes ainda na versão impressa. O objetivo do autor é transferir a história oral do turismo piauiense para o papel.

Nícolas Barbosa

Comentários