Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

24/04/2016 - 09h32

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

24/04/2016 - 09h32

Cachoeira da Campeira oferece contato com a natureza perto de Teresina

A apenas 70km de Teresina, pode-se chegar à cachoeira até de carro pequeno

Cachoeira fica a apenas 70km de Teresina

 Cachoeira fica a apenas 70km de Teresina

 

Há algumas semanas, falamos na coluna sobre a Barragem do Bezerro. Localizada em José de Freitas, cerca de 100km de Teresina. Hoje, o destaque será uma outra opção de se refrescar na região metropolitana. A Cachoeira da Campeira fica no município de Alto Longá, bem próxima a área urbana. A cerca de 70km da capital, ela já é muito conhecida e recebe um fluxo razoável de pessoas.

 

A cachoeira possui 5 metros de altura e forma dois pequenos lagos no período chuvoso, que vai de janeiro a abril. O primeiro dá acesso à queda d’agua e o segundo permite usar os lajedos como rampa para se jogar por cerca de 4 metros antes de cair na água. A profundidade não é muito grande, o que permite as crianças aproveitarem a atração em segurança. O riacho formado é caudaloso.

 

Fazenda oferece contato com cerrado preservado no Sul do Piauí

 

O espaço é uma opção para quem quer ter contato com a natureza. Por ser seguro, também serve para apresentar às crianças um ambiente natural. Pequenos peixes nadam junto com os turistas e podem ser vistos por causa da transparência das águas.

 

  

Córrego formado pela cachoeira é seguro para crianças

 

Como chegar

 

O caminho está em boas condições. Mesmo de carro pequeno é possível atingir o local. Saindo de Teresina, pega-se a BR-343. Apesar do grande fluxo de carros, a via é muito bem sinalizada e possui um único ponto esburacado, na entrada do município de Altos. Nele, dobra-se no primeiro semáforo à direita no sentido da PI-221. Esta estrada também está em boas condições, apesar de haver alguns animais nas margens. O trecho sem pavimento tem cerca de 7km, sendo plana a maior parte. Existe dificuldade apenas em algumas faixas de areia que oferecem baixo risco de atolamento e uma pequena subida feita em trecho pedregoso.

 

Foto: Blog Cantos do Piauí

Entrada para trecho não pavimentado na PI-221

 

Para quem vai de ônibus, a opção é a empresa Arêa Leão (86-3218-2036). Pode-se pegar o coletivo na rodoviária de Teresina ou ao longo da Avenida Frei Serafim. A passagem custa 12 reais. Converse com o motorista para negociar uma parada na entrada da estrada não pavimentada ou vá a sede do município tentar contato com um moto-taxista que se habilite a fazer o trajeto.

 

Confira a #AgendaEventosPi da segunda quinzena de abril

 

Onde ficar

 

Se tiver interesse em conhecer apenas a Cachoeira da Campeira, um bate e volta de Teresina é suficiente. Entretanto, Alto Longá está em uma região cheia de quedas d’agua. O município vizinho de Novo Santo Antônio possui cinco cachoeiras abertas ao público e muitas outras a serem desbravadas. As cidades se separam por apenas 30km.

 

Pousada A2 – (86) 99496-2284

 

Hotel Municipal – (86) 3256-1262

 

Dicas

 

Infelizmente, vê-se que falta consciência ambiental para muitos visitantes. Existem copos plásticos espalhados pelos lajedos e cacos de vidro nos degraus que dão acesso à atração. Alguns até levam sacolas para colocar o lixo, mas deixam jogadas na área que os carros estacionam. Para não praticar esse tipo de atitude, leve suas sacolas e guarde um espaço em seu carro para jogar no local correto em sua residência ou local de hospedagem.

 

Turistas deixam lixo no estacionamento. Separe um espaço no carro para levar seu lixo

Nícolas Barbosa

Comentários