Ao fazer o anúncio, Gleisi Hoffmann avaliou que o aumento é um verdadeiro "presente de natal". Segundo ela, o reajuste, de cerca de 9%, considerou "a variação real do crescimento" e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A proposta da Lei Orçamentária de 2013 previa o mínimo em R$ 674,96, mas como a matéria ainda não foi julgada o Governo antecipou-se à aprovação e decretou o reajuste.
Segundo o relator-geral do Projeto de Lei de Orçamento da União para 2013, Romero Jucá (PMDB-RR), até o final da tarde desta quarta-feira (26) os lideres governistas e da oposição vão anunciar um posicionamento sobre um acordo para votação da tema até o dia 31.
Para essa votação, a Comissão Representativa do Congresso – composta por nove deputados e nove senadores - teria que se autoconvocar.
Mas ainda há um grande impasse que não foi resolvido. Desde a semana passada governistas e oposição debatem sobre a competência da comissão para votar a Lei Orçamentária.
Segundo Jucá, existem tanto pareceres técnicos favoráveis quanto contrários à tese de que a Comissão Representativa do Congresso poderia votar a matéria. O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), disse que o partido não aceitará a votação do projeto de lei pela comissão e o PPS pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular qualquer sessão dos integrantes da comissão para votar o projeto de lei do orçamento.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.