Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 02 de maio de 2024
Notícias /

Tecnologia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/05/2023 - 14h16

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/05/2023 - 14h16

Médico do Piauí busca investidores para equipamento que reduz internação em UTI

O leito hídrico possui patente internacional e está em busca de financiamento para teste e validação.

 

 

O nefrologista piauiense José Napoleão está em busca de investidores para um equipamento desenvolvido por ele que pode reduzir a internação em pacientes de UTI. Denominado Cama Terapêutica de Imersão à Seco, o equipamento poderia reduzir em até quatro dias a internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), gerando uma economia de R$ 15.520 por paciente.

O objeto trata-se de uma cama hospitalar acoplada a um reservatório de água e é voltado para pacientes em UTI que venham a apresentar edemas (inchaços) graves. A ideia é que a água seja utilizada para gerar pressão hidrostática sobre o corpo do paciente, diminuindo assim o inchaço. Isso torna o tratamento mais eficiente, contribuindo para a melhora da sua saúde. 

De acordo com Napoleão, o equipamento foi pensado para tratar um paciente que estava internado. Ele passava por uma imersão que durava cerca de duas horas e eram feitas duas vezes ao dia. Após cinco dias de tratamento, o paciente completamente sem edema e permaneceu bem. “Nosso paciente apresentou um quadro de edema, ele estava na UTI em um hospital de Teresina e não era mais possível controlar o edema com medicação. Eu comecei a pensar sobre essa ideia e sugeri que fizéssemos uma UTI em casa. Criamos um homecare e resolvemos testar isso. Foi um impacto muito positivo para a família e profissionais de saúde envolvidos, os quais de imediato passaram a perguntar como seria possível fazer isto dentro das UTIs”, explica o médico. 

Clique Aqui para ler a matéria completa no Piauí Negócios. 

Comentários