Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

26/02/2024 - 08h39

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

26/02/2024 - 08h39

Níveis dos rios Parnaíba e Marataoan sobem e ultrapassam cota de atenção

Em Luzilândia, a cota de atenção do rio Parnaíba é de 4,00 m e, no momento, o nível do rio está em 4,68 m.

 

 

O rio Parnaíba, em Luzilândia, e o rio Marataoan, no município de Barras, subiram de nível e ultrapassaram a cota de atenção, de acordo com o monitoramento hidrológico da bacia do rio Parnaíba desta segunda-feira (26), divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Em Luzilândia, a cota de atenção do rio Parnaíba é de 4,00 m e, no momento, o nível do rio está em 4,68 m, apenas 32 cm abaixo da cota de alerta, que é de 5,00 m.

Já na cidade de Barras, o Marataoan está com 3,53 m, acima três centímetros da cota de atenção, que é de 3,0 m. Agora, o rio está 37 cm abaixo do nível de alerta, que é de 3,90 m.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Marcos Rolf, do comando de incidentes da Defesa Civil de Teresina, destacou que a pasta também acompanha a situação dos rios Poti e Parnaíba e monitora as famílias que moram às margens desses locais.

“Nos preocupa também a subida do rio Parnaíba e Poti; ele está acima da média, mas o pior é se chegar na cota de emergência. Eu estive sábado fazendo o monitoramento e observando as famílias que moram em área de risco, que construíram suas residências entre a margem do rio e o dique”, pontuou Marcos Rolf.

Na zona rural da capital, três famílias foram retiradas de suas casas na semana passada devido ao risco de alagamento.

“Na semana passada, retiramos algumas famílias; graças a Deus, as chuvas estão vindo, mas menos intensas. O Inmet prevê muita chuva para o Piauí, mas distribuída durante esse período e, no mês de março, vai continuar chovendo. Montamos uma equipe preparada para, no caso de emergência, retirar as famílias”, ressaltou Marcos Rolf. Com informações do cidadeverde.com.

Comentários