Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 19 de maio de 2024
Notícias /

Política

Redação

contato@acessepiaui.com.br

06/05/2024 - 09h34

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

06/05/2024 - 09h34

José Dirceu fala sobre democracia, jovens, Lula 3, militares

 

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil

 José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil

O ex-ministro, José Dirceu, em sua visita ao Piauí, concedeu entrevista ao AcessePiauí, Pensar Piauí e ao Piauí Hoje. Segue abaixo principais pontos da fala dele:  

Ameaças à Democracia  

A única saída que tem é fazer uma revolução social. Se não há democracia social, a democracia política fica muito frágil. No Brasil precisamos avançar em mudanças para que haja melhor distribuição de renda, riqueza e propriedade.   

Governo Lula 3

Não podemos ver o governo do Lula agora só de 4 anos. É preciso pensar num projeto de 8 a 12 anos. Certas coisas não se resolve agora, porque depende de uma correlação de forças. Você tem que retomar uma mobilização popular, sindical, mobilização social, para governo ter um aliado. Como eles fazem pressão, nós também temos que ter essa força. No primeiro ano terminou a tarefa de reorganizar o governo, pois não houve transição, houve uma tentativa de golpe de estado, desmantelamento dos ministérios. Consguimos construir um orçamento que deu condições de retomar os programas sociais e lutar para aprovar a reforma do imposto de renda, lucros e dividendos. A médio prazo, precisamos mudar a correlação de forças na Câmara e no Senado. Na área econômica, baixar os juros e fazer a reforma tributária.  

Governabilidade 

Quem vai para o governo pensando que governar é só mandar, não é só isso. Que é possível governar sem crise, sem derrotas, sem erros, é um equívoco, é muito complexa a ação de governar. 

Jovens na Política  

Antes lutamos contra a ditadura, agora estamos numa democracia, lutando contra a extrema direita. Lutando também para remotar a soberania do país sobre o seu desenvolvimento econômico. Lutando por transformações sociais. Os jovens têm participado, participaram da campanha das diretas, da constituinte, luta pelo impeacment (Collor), participaram da eleição do Lula. Nós é que não fomos capazes de trazer os jovens para os partidos. Esse é um desafio. Temos que fazer uma mudança geracional, pois nós estamos chegando aos 80 anos e a segunda geração já tá chegando aos 60, 65 anos. Então é hora de uma mudança.  Quando falo para os jovens tomarem o poder é no sentido de que eles não tem que pedir licença pra ninguem. Eles tem que começar a participar e disputar, precisam discutir e, a partir da luta deles. Também nos partidos políticos, nos sindicatos, nos movimentos. 

Militares 

Os militares precisam voltar para os quarteis, despolitizar e despartidarizar, porque houve muita participação dos militares no governo Bolsonaro, na eleição e na tentativa de Bolsonaro dá um golpe. Isso não pode, está proibido na Constituição. Tem que rever o artigo 142, reformar as forças armadas. O importante agora é que o Supremo já declarou que não existe poder moderador das forças armadas. Se os militares quiserem se candidatar, eles têm que ir para a reserva. Penso que militar da ativa não pode ocupar cargo no governo. Policiais também têm que ir para reserva para poderem ser candidatos, inclusive fazer quarentena em alguns setores para poder ser candidato. Isso é uma discussão que deve passar pelo Congresso. 


 

Comentários