O anúncio da renúncia do Papa Bento 16, ocorrido nesta segunda-feira (11), foi para o arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito, um gesto de muita grandeza.
Na concepção de dom Jacinto Brito, Bento 16 não vai exercer influencia na escolha de um novo papa e nem deve interferir na gestão daquele que for eleito. “Com certeza irá se recolher a um lugar tranquilo onde vai estudar, tocar piano e viver até o dia em que Deus permitir que ele viva”, acredita o arcebispo.
Para o arcebispo de Teresina, o novo papa deverá saber enfrentar a descristianização do mundo, as transformações sociais, a violência no mundo e saber levar a fé cristã a quem não conhece.
![]() |
Escolha do novo Papa será feita por 117 cardeais de diferentes nacionalidades |
O anúncio de Bento 16 surpreendeu até mesmo seus colaboradores mais próximos e chocou o mundo católico - composto por mais de um bilhão de fiéis pelo mundo.
Bento 16, 85 anos, se tornou papa em 2005, após a morte de João Paulo 2º. Esse é o primeiro caso de renúncia no papado em quase 600 anos. O último papa a renunciar foi Gregório 12, que se retirou do cargo a contragosto em 1415 em um acordo para colocar fim ao Grande Cisma do Ocidente. O último pontífice a renunciar por vontade própria foi Celestino 5, em 1294, após apenas cinco meses de pontificado.
Do Liberdade News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.