Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Notícias /

21/07/2012 - 07h50

Compartilhe

21/07/2012 - 07h50

Em Teresina, intervenção artística denuncia descaso com Rio Poty

A ação foi realizado na manhã desta sexta-feira (20).

 Piauí Sempre Verde

 

Corpos embalsamados lançados no rio quase morto representando vida e morte, violência, escuridão e degradação que se reflete no cotidiano pouco perceptivo pela sociedade,consumida pela rotina da paisagem dos grandes centros urbanos. Eis a proposta da intervenção socioambiental do artista plástico Williams Martins, “Sunset Sertão”.

A ação foi realizado na manhã desta sexta-feira (20), às margens do Rio Poty, a proposta da intervenção, que utilizou palha e tecido branco para a confecção dos corpos enrrolados e amarrados, foi de chamar atenção para o que o homem faz com o rio, bem como para as transmutações do desenvolvimento da vida urbana e seus impactos socioambientais sobre a cidade de Teresina.

Com a idéia, o artista mostra os (des)caminhos que tomam conta da paisagem urbana, luz e escuridão, violência e paz, desenvolvimento sustentável e crescimento predatório. “ O trabalho traça a “máscara” da época permeada de sucessões de fatos onde os aspectos principais é o massacre da ignorância sobre os aspectos civilizatórios do mundo”, conceitua.

Williams Martins é piauiense de Teresina e radicado em Salvador, onde excerce a atividade de professor de Artes Plásticas na UFBA. Como artista tem seu trabalho voltado para a arte contemporânea e por diversas vezes foi premiado. Seu próximo trabalho “Pele Grafitada em Présidio”, será exposto do MAM.
Para realizar o trabalho “Sunset Sertão”, em Teresina, o artista teve o apoio da Rede Ambiental do Piauí-REAPI.

Piauí Sempre Verde

Comentários