Apesar do período chuvoso, as obras do Rodoanel de Teresina continuam em franco andamento. O empreendimento - que contempla a construção de 28 quilômetros de pista dupla simples, dois viadutos e uma ponte - está, atualmente, finalizando a concretagem das pilastras da ponte e iniciando a montagem da usina asfáltica que dará suporte à pavimentação das vias. Foram também reforçadas as frentes de trabalho em terraplenagem, serviço que havia sido dificultado pela ação das chuvas.
A obra é um dos principais projetos de mobilidade urbana do Governo do Estado em Teresina e está sendo executada pela Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans). Os recursos totais chegam a R$ 80 milhões e são oriundos do Tesouro Estadual, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Segundo o secretário dos Transportes, Avelino Neiva, na segunda quinzena de maio e nos meses de junho e julho as obras alcançarão um ritmo ainda mais acelerado, com aplicação da maior parte dos recursos. No momento, são várias as frentes de trabalho sendo executadas.
“Por causa do inverno que dificultou as obras de terraplenagem, nós reforçamos o trabalho para conclusão dos pilares da ponte. Já recebemos toda a estrutura de pré-moldados com a qual a ponte será montada. Concomitantemente, estamos realizando todo um trabalho de drenagem e construção de bueiros e já iniciamos a montagem da usina asfáltica que dará suporte para a pavimentação do Rodoanel”, relata o secretário.
Segundo Avelino, a diminuição das chuvas já permitiu também a intensificação dos serviços de terraplenagem. "As obras estão em franco andamento e aproveitamos o fim do inverno para intensificar a terraplenagem que é a maior parte do Rodoanel. De forma que os trabalhos seguem o seu cronograma”, afirma. Uma das próximas etapas da obra será a construção das passagens de nível para edificação dos viadutos.
Quando terminado, o Rodoanel vai encurtar em 15 quilômetros as distâncias entre as saídas Norte e Sul da capital e interligar as rodovias federais 316 e 343, o que resultará na melhoria do tráfego nas duas áreas, além de funcionar como estratégia de desenvolvimento econômico para a capital através da otimização de suas vias de acessos. O anel viário tem ainda como objetivo a retirada de cerca de cinco mil veículos das vias de Teresina, principalmente as carretas e caminhões.
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