Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 12 de maio de 2024
Notícias /

Cidades

06/08/2012 - 21h52

Compartilhe

06/08/2012 - 21h52

Estação Ferroviária: nos trilhos da história de Teresina

A estação é parte importante da história do desenvolvimento da capital.

 Terra Querida

 

Quem passa pela principal Avenida de Teresina, a Frei Serafim, logo avista o Conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, localizada no cruzamento com a Avenida Miguel Rosa. A estação é parte importante da história do desenvolvimento da capital e surgiu, à época, para solucionar o problema de transporte entre São Luís e Teresina.

A estação foi inaugurada no ano de 1926 e passou por um período inutilizada, só operando normalmente em 1938, quando circulou a primeira locomotiva. O prédio tem características arquitetônicas singulares e únicas. Possui um arcabouço de tijolo, cobertura decorada com ornamentação de madeira lavrada e, na fachada, traz gravado o ano da construção e o nome da cidade em sua grafia original, Theresina.

Atualmente, o sistema de ferrovias piauienses é composto pelos ramais que interligam Teresina a Fortaleza; Teresina a São Luís e Teresina a Luís Correia; sendo que essa malha ferroviária conta com 523 km e o transporte é restrito ao transporte de carga, pois o de passageiros foi extinto em 1987. Já a malha de Teresina é utilizada por 15 mil passageiros diariamente e conta com nove estações.

*Informações históricas cedidas pelo IPHAN-PI

Curiosidade:

Já percebeu as curvas da Avenida Miguel Rosa? A intenção inicial era que a Avenida servisse como extensão da linha férrea, ligando Teresina a Paulistana. Porém, com a expansão do setor automobilístico no início dos anos 50, o projeto foi abandonado e o trecho deu origem a maior Avenida de Teresina.

Terra Querida

Comentários