Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 06 de maio de 2024
Municípios /

Itaueira

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

25/11/2020 - 09h56

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

25/11/2020 - 09h56

Socorro Cipriano (MDB) será a 7ª vereadora da história de Itaueira

A vereadora Verbena Feitosa (PTB) foi eleita pela sexta vez. É a mulher com maior número de mandatos eletivos no município.

Vereadora eleita Socorro Cipriano (MDB)

 Vereadora eleita Socorro Cipriano (MDB)


Maria do Socorro Cipriano Pereira Saraiva, a Professora Socorro Cipriano (MDB), é a 7ª mulher a conquistar um mandato de vereadora em toda a história política de Itaueira-PI. Ela foi eleita nas eleições 2020 com 304 votos e juntamente com Verbena Feitosa (PTB), eleita com 326 votos, vai compor a bancada feminina no parlamento municipal de 2021 a 2024. A ocupação de apenas duas cadeiras das nove é um número baixo, já que as mulheres representam 49,9% do eleitorado atual, praticamente a metade.

Durante a minha campanha eu reforcei que gostaria de levar o poder das mulheres para dentro da política, que é essa garra, essa determinação e essa sede pela mudança que nós mulheres temos. Minhas propostas foram baseadas na minha realidade como mulher, professora e que luta pelos seus direitos. Quero dar voz a essas mulheres e lutar não só pelas causas femininas, mas ajudar todos para que entendam a importancia de uma mulher ocupando esse cargo. Vou lutar pela valorização dos professores, combate a violência, buscar  condições para garantir a defesa e direitos dos animais,valorição do trabalhador rural e lutar por uma cidade mais justa e tranquila.  Lutarei por mais mulheres na política, pois essa participação é uma luta de resistência", destacou Socorro Cipriano.


Em Itaueira-PI, a participação da mulher nas decisões do Poder Legislativo iniciou em 1967 com a posse da primeira vereadora do município, Adélia Carvalho e Silva Pereira, eleita nas eleições de 1966 pela Arena. Esse marco aconteceu 12 anos após a realização da primeira eleição municipal, ocorrida em 1954, que teve como prefeito eleito Leto Leitão (PTB) com 865 votos (52,01%) contra 420 (25,25%) obtidos pelo principal adversário, Nilo do Amarante Brandão (PSD). A eleição contou ainda com uma terceira via, representada pelo candidato Mirrael Nunes Avelino (UDN), que obteve 387 votos (23,27%). Essas informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas também estão disponíveis e organizadas didaticamente no livro História e Memória de Itaueira, de autoria do professor, músico e compositor Adalberto Cipriano Borges, o Bebeto.

Nas eleições de 1972, Enedina Lima Brandão (Arena) foi um fenômeno eleitoral, obteve 400 votos, a segunda maior votação, atrás apenas do vereador eleito José de Arimatéia Lopes Saraiva, que somou 412 sufrágios nas urnas. Foi nesse pleito que Quirino Avelino conquistou seu primeiro mandato de prefeito após vencer Manoel Alves Bezerra. Os candidatos a prefeito tiveram 1.552 e 1.438 votos, respectivamente.

Dez anos depois foi a vez de Maria das Neves Abade (PDS) entrar para a história como a terceira mulher a conquistar o mandato de vereadora. A quarta vereadora foi Maria Lídia de Araújo Alves (MDB), eleita em 1992.
 
A campeã de mandatos


Vereadora Verbena Feitosa (PTB)

A quinta mulher chegou na Câmara Municipal e ficou. Eleita pela primeira vez em 1996, Verbena Maria Costa Reis Ribeiro Feitosa está no exercício do quinto mandato e vai assumir o sexto em janeiro de 2021. É a mulher com maior número de mandatos eletivos no município. Após ser eleita para o segundo mandato em 2004, não perdeu mais.

A sexta mulher a ocupar uma cadeira do Plenário Vereador Né Bezerra foi Lidiane Azevedo Maia (PTB), atual primeira dama do município, que venceu duas eleições, 2008 e 2012.
 

Comentários