

Não saiu como queria o parecer da reforma política produzido a muitas mãos pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da matéria na comissão especial que debate o tema.
A maior decepção está na aprovação pelo colegiado do sistema majoritário para as eleições legislativas (deputados e vereadores). Em entrevista ao jornalista Lincoln Macário, da Rádio Câmara, o relator desabafou:
Eu fui surpreendido negativamente com essa postura da comissão. Eu confesso aqui a minha surpresa e de certa forma a minha decepção porque nós debatemos durante todo esse tempo. Não teve um único, um único palestrante que defendesse o distritão. Unanimemente criticaram o distritão como um retrocesso, como um sistema que vai piorar o que nós temos hoje.
(...) Salve-se quem puder, eu não sei o que pode vir. Estou apreensivo pelo futuro do nosso País, honestamente. (...) Quem vai pagar por isso? As gerações futuras.
Marcelo Castro é defensor do sistema proporcional misto, em que se vota em pessoas e em partidos.
Mauro Sampaio
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.