

A União Nacional dos Estudantes (UNE) entrou em luta corporal contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 171/93, que reduz a maioridade penal para 16 anos de idade. A Polícia Legislativa expulsou os manifestantes liderados pela presidenta da entidade, Carina Vitral, da reunião da Comissão Especial que pretendia votar o parecer favorável à PEC.
Teve gás de pimenta, correria, quedas e detenções. Se nada disso intimida os estudantes, que ainda foram chamados de bandidos pelo deputado Major Olímpio (PDT-SP), o outro lado, muito menos. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) marcou a data para a redução ir a plenário: 30 de junho. É mais uma "questão de honra" do Presidente da Câmara dos Deputados, dessa vez com o apoio da quase totalidade da população brasileira.
Os estudantes estão em grande desvantagem por mais educação e menos cadeia. Ou são chamados de bandidos ou são provocados a levarem para casa os "bandidinhos". A luta está desigual, inclusive a corporal. A PEC 171 tem um exército sensacionalista para fazê-la passar.
Mauro Sampaio
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.