Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Colunas /

Mauro Sampaio

mauroadrianosampaio@gmail.com

19/06/2015 - 14h36

Compartilhe

Mauro Sampaio

mauroadrianosampaio@gmail.com

19/06/2015 - 14h36

Manifestações incivilizadas valem no Brasil

Na Venezuela, não vale hostilizar senador brasileiro oposicionista. No Brasil, vale hostilizar governista e até Jô Soares, por ser gentil com Dilma

Manifestante encena surra em Dilma Rousseff. Renan Calheiros não se incomoda com essa

 Manifestante encena surra em Dilma Rousseff. Renan Calheiros não se incomoda com essa "civilizada" oposição ao PT (foto: Mauro Sampaio)

Foram a Caracas, Venezuela, com a missão de conversar com o líder oposicionista encarcerado pela "ditadutura bolivariana". Lá chegando, oito senadores capitaneados por Aécio Neves (PSDB-MG) são reconhecidos dentro do furgão que levava-os ao presídio e hostilizados por chavistas.

 

Meia-volta, volver, e se dá início a um incidente diplomático patético. Na Câmara dos Deputados, moção de repúdio ao país vizinho. No Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL) conceitua as "democracias verdadeiras", as que "não admitem conviver com as manifestações incivilizadas e medievais. Elas precisam ser combatidas energicamente para que não se reproduzam".

 

Pelo que se sabe, o senador não se indigna com os combatentes do governo do PT, que querem, se possível, a morte de Lula, Dilma e toda a companheirada. Os "revoltados" se reproduzem nas redes sociais e já agem, sem civilidade, nos ambientes públicos.

 

Desde a reeleição de Dilma em outubro do ano passado, foram constrangidos em restaurantes e até em hospital os ex-Ministros da Fazenda Guido Mantega e da Saúde Alexandre Padilha. Nas manifestações pelo impeachment, não faltam representações de enforcamento, tortura, queima e pisoteio na presidenta e no ex-presidente.

 

Usar uma camisa vermelha pode render uma perseguição. O jornalista Guga Noblat já experimentou essa intolerância na "civilizada" Avenida Paulista. Jô Soares, por entrevistar com cavalheirismo a Presidenta da República, está praguejado para morrer.

 

Se Renan não repudia é porque manifestações incivilizadas e medievais valem no Brasil.

Mauro Sampaio

Comentários