Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Notícias /

03/03/2013 - 08h48

Compartilhe

03/03/2013 - 08h48

Quase 180 kg de lixo são retirados de um dos principais pontos turísticos do Piauí

Ação foi realizada neste sábado (2) por voluntários que moram na região

 ProParnaíba

 

Apesar do sol forte e do mar convidativo, os moradores da praia  Pedra do Sal em Parnaíba decidiram trocar o lazer pelo trabalho ambiental. Munidos de luvas e sacos de lixo, dezenas de pessoas da comunidade decidiram realizar voluntariamente a cata do lixo da orla.

A ação foi realizada em parceria com a ONG Comissão Ilha Ativa - CIA na manhã deste sábado, dia 02. Os voluntários de várias idades decidiram por conta própria retirar a grande quantidade de resíduos sólidos que segundo a vice-presidente da CIA, bióloga Francinalda Rocha, chega na praia não apenas através dos banhistas, mas também pela correnteza dos rios que deságuam no mar e joga todos os dejetos na orla.

"É preciso que as pessoas compreendam que jogando lixo em local impróprio como nas margens dos rios em Parnaíba e Ilha Grande, por exemplo, ele também chega até a praia e contribui com comprometimento do meio ambiente", explica a bióloga.

Moradora há 17 anos no local e proprietária de barraca na Pedra do Sal, Rosa Patriota, revela que apesar da praia está sem infraestrutura adequada para receber os turistas, os moradores querem mostrar que estão preocupados em pelo menos não causar impressão ruim por conta do lixo acumulado na orla.

"Nos organizamos aqui porque queremos que as pessoas se sintam bem em nos visitar, que o meio ambiente não fique comprometido por conta de pessoas que não têm essa consciência e nós estamos fazendo nossa parte", completa.

Segundo a organização da limpeza de praia, foi feito uma coleta seletiva e na segunda-feira a Prefeitura de Parnaíba se comprometeu em recolhe-lo para levar os resíduos para a reciclagem.

"Com a renda desse trabalho, vamos comprar latas de lixo para colocar na praia e contar com a educação dos visitantes para colocar o resíduo no seu devido lugar",  ressalta João Borges.

Ao final da ação, 177 quilos de lixo foram retirados da entrada da praia, local conhecido por Curvão, um trecho que compreende menos de um quilômetro. Sendo dez quilos de vidro, três de metal, 54 quilos de resíduo não reciclável e 110 quilos de plásticos, a maior parte do lixo era composto por garrafa PET.

ProParnaíba

Comentários