A juíza Elfrida Costa Belleza Silva, titular da 16ª Zona Eleitoral no Município de União, a 59 km de Teresina, recebeu no dia 10 de janeiro de 2013, a AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo) nº 789 em que são pedidas as cassações dos mandatos eletivos do prefeito de União, Gustavo Conde Medeiros (foto ao lado) e da vice-prefeita Eliane Maria Costa do Carmo, eleitos no dia 7 de outubro de 2012. E, também, foi pedida a cassação do mandato do vereador José Edmilson do Rêgo Mota Júnior, que foi o mais votado do Município, nas eleições de 2012.
A juíza eleitoral Elfrida Belleza ainda no dia 10 de janeiro mandou autuar a AIME e notificar o prefeito Gustavo Medeiros, a vice-prefeita Eliane Costa e o vereador José Edmilson do Rêgo Mota Júnior, para nos termos do artigo 22, I, a, da Lei Complementar 64/1990, no prazo de cinco dias, oferecerem ampla defesa e fazerem a juntada de documentos e rol de testemunhas, se cabível. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi autuada por volta das 10h44min do último dia 11.
A AIME pedindo as cassações dos mandatos do prefeito Gustavo Medeiros, da vice-prefeita Eliane Costa e do vereador Júnior Mota, como ele é conhecido, foi dada entrada na 16ª Zona Eleitoral, por volta das 13h37min do dia 7 de janeiro de 2013 com o número de protocolo 2842013.
A ação foi impetrada pela Coligação Juntos Fazendo União Crescer Bem Mais, através do seu representante legal Alderico da Cunha Silva Júnior, que tem como advogados Dimas Emílio Batista de Carvalho e Germano Tavares Pedrosa e Silva.
De acordo com a AIME, o prefeito Gustavo Medeiros e os outros dois impugnados são acusados de crime de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, durante as eleições municipais de 2012. Gustavo Medeiros derrotou com uma maioria de 2.732 votos, o prefeito José Barros Sobrinho (PT) que foi candidato à reeleição e não obteve êxito.
Com informações de Saraivareporter
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.