Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Colunas /

Cultura

Cultura

cantidiosfilho@gmail.com

23/05/2025 - 08h50

Compartilhe

Cultura

cantidiosfilho@gmail.com

23/05/2025 - 08h50

Lição de Generosidade

 

 Evanildo Bechara, autor da "Moderna Gramática da Língua Portuguesa"

  Evanildo Bechara, autor da "Moderna Gramática da Língua Portuguesa"

Decidimos encerrar a 1ª edição do SALIPI (julho de 2003) em grande estilo: convidamos ninguém menos que o mestre Evanildo Bechara, que acabara de lançar a Moderna Gramática da Língua Portuguesa da Língua Portuguesa. Criou-se uma enorme expectativa,  Bechara já estivera em Teresina como palestrante do Seminário Língua Viva.

Convidamos ninguém menos que o mestre Evanildo Bechara, que acabara de lançar a Moderna Gramática da Língua Portuguesa.

Criou-se uma enorme expectativa,  Bechara já estivera em Teresina como palestrante do Seminário Língua Viva.

O gramático deveria chegar às 15 h  para proferir a palestra de encerramento do Salão às 19 horas .No aeroporto de Teresina, constatamos que o voo havia sido cancelado. Tentamos contato com o escritor, sem sucesso. Só por volta das 17 horas, o mestre Bechara conseguiu falar conosco. Passara o dia inteiro no Galeão, tentando outro voo que lhe permitisse chegar a Teresina  a tempo de proferir a palestra.  Não conseguiu. Partiu dele a seguinte proposta: havia um voo para Teresina com previsão para chegar à capital do Piauí   às 23 horas. Se concordássemos, ele compraria a passagem e embarcaria no voo. Faria a conferência na manhã de domingo. Estava resolvida a questão: no dia seguinte, às dez horas, o professor Evanildo Bechara adentrou o auditório do Centro de Convenções de Teresina . A plateia ( 700 pessoas) o aplaudiu de pé. Para variar, uma magnífica conferência. 

Um fato curioso: todos os livros de Bechara disponíveis nos estandes do SALIPI foram vendidos. Formou-se uma fila enorme para a sessão de autógrafos. Pacientemente, o grande professor atendeu a todos. Voltou ao Piauí mais duas vezes para alegria de todos nós. Por oportuno, vale ressaltar: nunca nos cobrou nada.

Nessa quinta-feira, (22/05/25) a "indesejada das gentes" privou-nos da companhia de um grande amigo do SALIPI. Ficamos mais tristes e muito mais pobres. A lição de generosidade não será esquecida.

*****
Cineas Santos é professor, escritor, poeta e produtor cultural - nas redes sociais. 

Comentários