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Terça-feira, 06 de maio de 2025
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20/07/2012 - 12h36

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20/07/2012 - 12h36

Procon pede suspensão das vendas de Oi e Claro no Piauí

No Estado do Piauí, até agora apenas a TIM teve a comercialização de novos CHIPs suspensa.

 Redação

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) executou medidas para a solução dos problemas apresentados pelas prestadoras VIVO, OI, CLARO e TIM, pelo descumprimento do Plano Geral de Metas de Qualidade do Serviço Móvel Pessoal. Verificou-se que a TIM tem a pior média nacional em dezenove Estados da Federação, sendo que a maioria deles está localizada na região Nordeste.

No Estado do Piauí, apenas a TIM teve a comercialização de novos CHIPs suspensa. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/PI) solicitou ao Conselho Diretor da ANATEL a suspensão do direito de comercialização de novos CHIPs também pelas permissionárias OI e CLARO, enquanto não apresentados Planos de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Segundo levantamento realizado pelo PROCON, no Piauí o Ranking de Fornecedores apurado entre os anos de 2010 a 2012 demonstra que a CLARO vem apresentando um crescimento vertiginoso no número de reclamações, a ponto de ocupar atualmente a segunda posição do total geral com 227 denúncias protocoladas até 19/07/2012.

Na mesmo vertente, verifica-se que a OI (TELEMAR NORTE LESTE S/A), também vem, em ritmo de progressão geométrica, recebendo grande número de reclamações junto ao PROCON/MP-PI: são 88 reclamações.

As reclamações junto ao PROCON/MP-PI se referem, na sua maioria, à péssima qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel no Estado, refletindo-se na não cobertura de área, suspensão corriqueira do serviço (serviço indisponível), linha cruzada, serviço banda larga e 3G comercializados em cidades que não dispõe da tecnologia, ou em que essa não alcança integralmente a área de cobertura, além da sobrecarga do sistema e velocidade de navegação na internet abaixo da contratada.

Segundo o Coordenador-Geral do PROCON, Cleandro Moura, "embora plausível, a decisão da ANATEL vem com certo atraso, pois há muito o consumidor vem pagando caro por um serviço de péssima qualidade." Observou ainda que "o PROCON-PI possui procedimentos investigatórios em face das quatro operadoras que atuam no estado, os quais se encontram em fase de conclusão, e já está evidenciada a baixa qualidade do serviço. Vamos executar medidas punitivas."

Redação

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